O ano de 2024 promete muitas emoções em diversos esportes, já que temos os Jogos Olímpicos de Paris. Uma das modalidades mais aguardadas, claro, é o futebol, onde o Brasil é o atual bicampeão, com medalhas de ouro no Rio de Janeiro e Tóquio.
Vale destacar que durante as Olimpíadas, inclusive, será possível fazer palpites usando apps de apostas enquanto curte os jogos, com diversas opções de mercados em cada duelo.
Em contrapartida, existe um ponto de atenção. O futebol brasileiro masculino ainda não tem presença confirmada, mesmo sendo o atual campeão. A única seleção com presença definida desde o início é o país sede, a França.
Além disso, outros já estão confirmados após conquistarem vagas continentais. É o caso de:
- Estados Unidos e República Dominicana (representantes das Américas do Norte, Central e do Caribe);
- Israel, Espanha e Ucrânia (Europa);
- Egito, Mali e Marrocos (África);
- Nova Zelândia (Oceania).
Com isso, ainda restam seis vagas para definirmos as 16 seleções de Paris 2024. Entre elas, duas serão na América do Sul, em um torneio Pré-Olímpico que o Brasil irá participar. Além disso, três na Ásia e uma repescagem entre uma seleção asiática e outra da África.
Pré-Olímpico será na Venezuela
A definição das duas vagas Sul-Americanas em Paris 2024 será disputada na Venezuela, entre janeiro e fevereiro. A Conmebol anunciou a sede e definiu os grupos com sorteios. Portanto, ficou assim:
Grupo A: Venezuela; Brasil; Colômbia; Bolívia e Equador.
Grupo B: Argentina; Uruguai; Chile; Paraguai e Peru.
O regulamento ressalta que na primeira fase cada seleção fará quatro jogos dentro do seu grupo, turno único. Após isso, os dois melhores avançam para o quadrangular final. Nele, são mais três jogos, então os dois primeiros garantem a vaga nas Olímpiadas.
Vale destacar que na última edição, a Argentina foi a campeã e o Brasil vice, portanto, ambos foram para os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde os brasileiros conquistaram a medalha de ouro.
A agenda brasileira
O Brasil folga na primeira rodada. Dessa forma, estreia contra a Bolívia, no dia 23 de janeiro, às 17h, no horário de Brasília. Na terceira rodada o adversário é a Colômbia, em uma sexta, dia 26, às 20h.
No dia 29, segunda-feira, é a vez de encarar o Equador, às 17h. Por fim, a primeira fase será fechada contra os donos da casa, no dia 1º de fevereiro, quinta-feira, às 20h. O quadrangular será disputado logo em seguida, com três jogos em 10 dias. A rodada final será em 11 de fevereiro.
Mulheres tem vaga garantida
Diferente da seleção brasileira masculina, as mulheres já tem a vaga garantida em Paris 2024. A situação foi definida após chegarem até a final da Copa América, diante da Colômbia, onde conquistaram o título. Portanto, as duas finalistas garantiram as vagas da América do Sul na competição.