Rei do Futebol, Pelé já enfrentou três times goianos ao longo de sua carreira. Goiânia, Goiás e Vila Nova tiveram a honra de travar confrontos com o lendário jogador, que morreu nesta quinta-feira (29), em decorrência da falência múltipla dos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon.
Mais do futebol goiano
Times goianos prestam suas homenagens ao Rei Pelé
Diego Renan e Carlos Alexandre projetam encaixe no Vila
De acordo com o Futebol de Goyaz, a primeira vez que Pelé encarou um time goiano foi no dia 15 de novembro de 1960, em um amistoso diante do Goiânia, que terminou em 6×1 a favor do Santos. O Rei do Futebol, no entanto, não chegou a balançar as redes.
Enquanto o Galo enfrentou Pelé em apenas uma ocasião, o Goiás teve quatro partidas contra o Rei do Futebol. Em 19 de março de 1968, o Santos empatou com o Verdão em 3×3 durante um amistoso. Pelé fez um dos gols do jogo.
Posteriormente, em 22 de julho de 1970, o Santos bateu o Goiás por 3×1 em um novo amistoso. Novamente, Pelé anotou um tento. Em 17 de outubro de 1973, pelo Campeonato Brasileiro, Santos e Goiás empataram em 0x0. Por fim, em 11 de maio de 1974, em amistoso, o Goiás derrotou o Santos por 3×2, sem gols de Pelé.
O duelo do Rei contra o Vila Nova foi em outro amistoso no dia 22 de fevereiro de 1974, quando o Santos venceu por 2×1, mas sem gols do Rei. Portanto, o Goiás foi o único time goiano a vencer o Santos de Pelé, e o único a sofrer gols do Rei.
Todos os confrontos citados acima aconteceram no Estádio Olímpico. No Serra Dourada, Pelé atuou uma vez com a Seleção Brasileira, em derrota por 2×1 perante a Seleção do Sul do Brasil. O amistoso ocorreu em 21 de julho de 1983, e o Rei chegou a marcar um gol.