5.6 C
New York
segunda-feira, outubro 25, 2021
Início Mais Esportes Atletismo Com nome marcado no Guinness, ultramaratonista percorrerá o Caminho de Cora, de...

Com nome marcado no Guinness, ultramaratonista percorrerá o Caminho de Cora, de 300km

A partir deste sábado (14), o ultramaratonista Márcio Villar percorrerá o Caminho de Cora, que corta oito municípios, oito povoados e três unidades de conservação ambiental no Estado de Goiás, em uma rota de 300km. Com diversos feitos e recordes no currículo, o carioca de 54 anos concedeu entrevista ao Esporte Goiano.

Mais do atletismo
Campeonato Goiano de Atletismo acontecerá no Olímpico
Lindsey Lopes quebra recorde no Sul-Americano Sub-20

Tudo começou quando Márcio tinha 35 anos. Naquela época, ele pesava 98kg e só “comia besteira” na mercearia onde trabalhava, segundo o próprio. Certo dia, ele se olhou no espelho e percebeu que precisava mudar seus hábitos. Na sequência, começou a fazer caminhadas, firmou uma dieta e perdeu 28kg em dez meses.

- Anúncio -

Os seus objetivos foram evoluindo. Márcio passou a correr em provas de cinco quilômetros, depois dez. Em uma corrida de 24 horas em São Paulo, o carioca ficou em primeiro lugar em sua categoria, percorrendo 166 km. O ultramaratonista deslanchou e partiu para trajetos na Floresta Amazônica, em desertos, montanhas e até na neve, até descobrir as causas sociais.

Filantropia

Márcio Villar começou a correr não apenas por si, mas também pelos outros. “Descobri a filantropia e comecei a correr por causas sociais, e foi quando mudou tudo na minha vida. Você correr por um troféu é uma coisa, você correr por uma vida é diferente, sua mente faz você seguir em frente”, comentou.

Márcio Villar EG 2
Foto: Isabella Brito Ribeiro

Até o momento, as suas ações já bancaram 38 operações em corações de crianças, centenas de quilos de alimentos arrecadados para diversas instituições, como o Hospital do Câncer, além de participação na luta contra as drogas.

Feitos históricos

Márcio Villar acumula recordes e feitos históricos na carreira. Ele marcou o seu nome no Guinness Book, o livro dos recordes, no ano de 2015. O atleta conseguiu tal façanha ao correr 827,16km na esteira em sete dias, e a marca permanece até os dias de hoje.

O recorde em Santiago de Compostela, conquistado em 2017, aconteceu dez meses depois de Márcio colocar prótese no quadril, algo bastante celebrado pelo ultramaratonista. “É a prova que você nunca pode desistir do seu sonho e pronto para quando a oportunidade surgir”, afirmou o carioca.

Caminho de Cora

Agora, Márcio Villar quer aproveitar o Caminho de Cora para relaxar em um ritmo mais tranquilo em vez da rotina alucinante de que tanto participou na vida.

Caminho de Cora 2021
Foto: Isabella Brito Ribeiro

“Vai ser diferente de tudo. Sempre fiz tudo correndo para bater recordes, desta vez vou caminhar com os peregrinos. Tenho que ir no ritmo deles, e não no meu ritmo, senão ninguém completa. O intuito não é esse, o intuito é divulgar um caminho, mostrar as belezas de Goiás, o por do sol dos Pirineus… não tem coisa mais bonita do que aquilo”, disse o ultramaratonista.

O trajeto tem 300km, e Márcio Villar só tem elogios. “Estou muito feliz. Quero agradecer muito ao povo de Goiás, ao Governo de Goiás, por ter acreditado no meu trabalho. Eu quero levar o nome do Caminho de Cora Coralina para o mundo todo. Em janeiro nos Estados Unidos, já quero convidar os americanos a virem aqui conhecer. A ideia é essa, divulgar para todo mundo conhecer essa beleza do Cerrado”, projetou.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Luiz Felipe Mendes
Jornalista formado pela PUC Goiás. Amante de todos os esportes, especialmente futebol e futebol americano.
Anúncio

Últimas

Goiás é derrotado pelo Natal na estreia da Superliga masculina

A história dos goianos na elite do vôlei nacional começou com derrota. Na estreia na temporada 2021-2022, o Goiás não foi páreo...

De virada, Vila Nova vence o Brusque e chega a marca de nove jogos de invencibilidade

O Vila Nova venceu o Brusque neste domingo (24), por 3x2, de virada, em partida válida pela 32° rodada da Série B....

Melhores momentos e entrevistas: Aparecidense 4 x 2 ABC – Semifinal da Série D 2021

Aparecidense e ABC se enfrentaram no jogo de ida da semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro. Em casa, no Aníbal Batista...

Vindo de vitória, Atlético-GO tenta manter o embalo contra o penúltimo colocado Grêmio

Atlético Goianiense e Grêmio duelam nesta segunda-feira (25), pela 27° rodada da Série A, em partida disputada no estádio Antônio Accioly, em...

Veja como foi: Brusque 2×3 Vila Nova – 32° rodada da Série B

Brusque e Vila Nova duelam neste domingo (24), às 20h30, no estádio Augusto Bauer, pela 32° rodada da Série B. O Tigrão...
Anúncio