5.6 C
New York
sábado, janeiro 23, 2021
Início Futebol Base Na memória: com ataque arrasador, Goiás foi vice-campeão da Copinha 2013

Na memória: com ataque arrasador, Goiás foi vice-campeão da Copinha 2013

Um dos representantes goianos na edição 2018 da Copa São Paulo será o Goiás. A equipe esmeraldina volta a ser comandada por Augusto César. Foi o treinador que dirigiu o clube na sua melhor campanha no torneio: a Copinha 2013.

Em 2013, 100 clubes participaram da Copa São Paulo de Juniores. Na primeira fase, o Goiás liderou o grupo L, com sede em Leme. Estreou goleando o Guarani/SP por 4 x 0, depois bateu Guarani/SE por 3 x 2 e o Lemense/SP por 3 x 1.

Na segunda fase, em Ribeirão Preto, a vítima foi o Vasco da Gama. A equipe goiana atropelou os cariocas, goleando por 5 x 1. Em seguida, triunfo por 2 x 0 sobre o Mogi Mirim. Nas quartas de final, um dramático duelo com o São Paulo, com Mário Sérgio garantindo o empate em 2 x 2 aos 47 minutos da etapa final. Nos pênaltis, vitória por 5 x 3. Nas semis, nova classificação nas penalidades, ganhando de 3 x 0 do Bahia, após 1 x 1 no tempo normal.

No dia 25 de janeiro de 2013, o Goiás enfrentou o Santos, no estádio do Pacaembu. A decisão da 44ª Copa SP foi dominada pela equipe alvinegra, que criou quatro chances nos primeiros 15 minutos, parando em ótimas participações do goleiro Paulinho. No entanto, ainda na etapa inicial, o Peixe abriu dois gols de vantagem, com gols de Pedro Castro (pênalti) e Neílton.

Na etapa final, Arthur descontou aos 3. O gol animou o time esmeraldino, que equilibrou o confronto. No entanto, Liniker desperdiçou um pênalti aos 8, batendo para fora. O Santos matou o jogo e confirmou o título aos 17, com gol de Giva, que tabelou com Neílton e entrou na área para bater cruzado: 3 x 1.

Time-base e destaques

A equipe titular esmeraldina era composta por Paulo Henrique; Péricles, Felipe Macedo, Alef e Mário Sérgio; Rodrigo, Túlio, Liniker e Jarlan (Murilo); Paulo e Erik.

(Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte)

Alguns dos grandes nomes da campanha esmeraldina foram Paulo Henrique, o zagueiro Felipe Macedo, o volante Rodrigo e o atacante Erik. O goleiro brilhou, principalmente, nas decisões por pênaltis. Já Erik Lima era a válvula de escape do veloz ataque verde, melhor da competição, ao lado do São Paulo, com 21 gols. O garoto acabou como vice-artilheiro, com 7 gols (um a menos que Caio, do Audax/SP) e Ceará (Mogi Mirim/SP).

Outas campanhas de destaque

A primeira participação esmeraldina na Copa São Paulo foi em 1974, quando representou o Estado ao lado do Vila Nova. A temporada 2018 será a 26ª participação esmeraldina no torneio, sendo a 21ª de forma consecutiva.

Em 1998, o Verdão conseguiu chegar até as quartas de final, perdendo para o Flamengo na prorrogação. Em 1991, o Goiás acabou na quarta colocação.

Ficha técnica:
Goiás 1 x 3 Santos – Final da Copinha 2013
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Horário: 10h
Data: 25/01/2013
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (SP);
Cartões amarelos: Alef, Péricles, Túlio, Léo Cittadini e Leandrinho.
Cartão vermelho: Péricles (Goiás)
Público: 25.152
Gols: Pedro Castro (SAN) aos 35′ 1T (0-1), Neílton (SAN) aos 37′ 1T (0-2), Arthur (GOI) aos 3′ 2T (1-2) e Giva (SAN) aos 17′ 2T (1-3).
Goiás: Paulo Henrique; Péricles, Felipe Macedo, Alef (Arthur) e Mário Sérgio; Rodrigo, Túlio, Liniker e Jarlan (Murilo); Paulo (Caio) e Erik.
Treinador Augusto César
Santos: Gabriel Gasparotto; Alison, Wallace, Jubal e Emerson Palmieri; Lucas Otávio, Leandrinho, Pedro Castro e Léo Cittadini (Paulo Ricardo); Neílton (Lucas Crispim) e Giva (Diego Cardoso).
Treinador: Claudinei Oliveira
Vitor Monteirohttps://esportegoiano.com.br/
Jornalista formado pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Co-fundador do site Esporte Goiano e colaborador do Projeto Futebol de Goyaz. Trabalhou também na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Rádio Sagres, TV Sagres e jornal O Popular.
Anúncio

Últimas

De virada, Vila Nova massacra Remo no OBA e se aproxima do tricampeonato da Série C

O dia 23 de janeiro de 2021 ficará marcado na campanha do Vila Nova na Série C. Com um desempenho magistral, o...

Confira como foi: Vila Nova 5×1 Remo – Final da Série C 2020

Com acessos garantidos, Vila Nova e Remo iniciam a disputa pelo troféu do Brasileirão Série C 2020. O primeiro embate é em...

Tadeu garante permanência no Goiás, independente de queda à segunda divisão

Apego na fé e nos números. É o que resta ao Goiás, que vê o rebaixamento cada vez mais próximo. Mesmo com...

Higo Magalhães destaca maturidade do elenco e confiança na conquista do título do Brasileiro de Aspirantes

Neste domingo (24), o Vila Nova iniciará diante do Ceará, a disputa dos 180 minutos mais importantes da sua trajetória no Brasileirão...

Dois suspensos e mais quatro ausências: veja provável Atlético/GO contra Fortaleza

O Atlético Goianiense finaliza, neste sábado (23), a preparação para enfrentar o Fortaleza, pela 32ª rodada do Brasileirão. A tendência é que...
Anúncio