Nesta temporada, o Atlético passou várias rodadas da Série B dentro do g-4. No entanto, nas últimas rodadas, a equipe tropeçou e acabou sendo ultrapassada pelo América Mineiro. O Dragão chega na última rodada ainda na briga pelo acesso, mas sem depender apenas de si. Além de vencer o Sport, o rubro negro precisa torcer por tropeços de Sport ou América Mineiro, que enfrentam Vitória e São Bento, respectivamente.
Em 2014, o Dragão chegou a última rodada em situação parecida. A equipe brigava pelo acesso contra um adversário mineiro, o Boa Esporte. No jogo decisivo, o rubro negro enfrentou uma equipe pernambucana, o Santa Cruz, em casa. O desfecho para o Atlético naquele ano não foi positivo. O Boa Esporte foi derrotado pelo Icasa, mas o Dragão não fez o dever de casa e, de virada, sofreu o revés, ficando sem a vaga para a Série A.
O Jogo
Precisando do resultado positivo, o Atlético começou a partida em cima do Santa Cruz. O Dragão marcava a saída de bola, controlando as ações ofensivas nos primeiros 45 minutos. No entanto, apesar da postura ofensiva, o que se viu na primeira etapa foi um time sem inspiração. Jorginho, principal armador do time, estava apagado na partida. As equipes foram para o vestiário com poucas chances claras de gol.
Os gols que faltaram no primeiro tempo, sobraram na etapa final. Logo aos dois minutos, Kayke recebeu na área e ajeitou para Junior Viçosa, que chegou finalizando e abrindo o placar para o Dragão. O gol fez explodir os mais de cinco mil torcedores presentes no Serra Dourada.
No entanto, nos minutos seguintes, o que se viu foi um show de Léo Gamalho. O atacante empatou a partida aos oito minutos, após assistência de Keno. O centroavante ampliou aos 16 minutos, aproveitando rebote de Márcio. O Atlético ganhou sobrevida com Josimar, aos 44 minutos, mas o empate não bastava. Porém, aos 48 minutos, Emerson Santos jogou um balde de água fria no Dragão, ao marcar o terceiro da equipe pernambucana.
Assista aos gols da partida
Ficha Técnica
Atlético 2×3 Santa Cruz – 38º rodada da Série B 2014
Data: 29 de novembro de 2014
Local: Serra Dourada; Goiânia (GO)
Horário: 16h20
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP)
Gols: Júnior Viçosa, aos 2′ 2T e Josimar, aos 44′ 2T (ACG); Léo Gamalho, aos 8′ e aos 16′ 2T e Emerson Santos, aos 48′ 2T
Cartões Amarelos: Pedro Bambu (ACG) e Sandro Manoel (SCR)
Cartões Vermelhos: Paulo Henrique (ACG)
Atlético: Márcio, Jonas, Paulo Henrique, Adriano Alves e Diogo Goiano; Willian Arão (Josimar), Pedro Bambu, Jorginho e Thiago Primão (Diogo Campos); Kayke (André Luis) e Júnior Viçosa
Técnico: Wagner Lopes
Santa Cruz: Fred, Tony (Emerson Santos), Marllon, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Bileu, Alberto (Memo) e Wescley; Keno (Flávio Caça-Rato) e Léo Gamalho
Técnico: Oliveira Canindé