Na última sexta-feira (27), teve início o 6º Aberto de Tênis Louise Labé. Disputado no CEL da OAB, em Aparecida de Goiânia, a competição conta com 290 inscritos de nove estados diferentes, com mais de R$ 30 mil em premiação. O torneio, que nasceu para prestigiar as mulheres, segue acontecendo até o dia 7 de setembro.
Mais das raquetes
Veja os campeões do Torneio Internacional de Tênis
Goiano vence dois torneios de duplas no Paraguai
Segundo a própria organização, o Aberto de Tênis Louise Labé homenageia as mulheres usando como símbolo uma poetisa francesa responsável por diversas obras influentes a partir do século XVI. A ideia do torneio é aumentar a participação do público feminino.
“Na época em que a gente criou o torneio, o cenário era bem diferente, havia poucas mulheres praticando o esporte aqui em Goiânia. Hoje o que se vê é um aumento expressivo de praticantes do sexo feminino. É muito gratificante ver que nosso projeto contribuiu bastante com esse desenvolvimento”, comenta Patrícia Alho, uma das responsáveis pela elaboração da competição.
De qualquer forma, o 6º Aberto de Tênis Louise Labé vem agitando Aparecida de Goiânia com 13 categorias de simples e duplas. Estão participando atletas de Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Amapá, Pará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
A principal categoria do torneio é a 1ª classe, que conta com a presença de tenistas profissionais que disputam o Circuito Mundial da ATP, e a premiação para a modalidade é de R$ 9.000 (nove mil reais). Além de nomes como João Hinsching, Christian Oliveira, Eduardo Ribeiro, Fernando Yamacita, que estão atualmente com ranking na ATP, uma das atrações é o veterano Ricardo Hocevar que foi número 149 do mundo e participou de 11 Grand Slams.