Dois atletas goianos vêm se destacando no beach tennis. Recentemente, Mariana Peracini se tornou a primeira atleta do estado a alcançar o top 200 do ranking mundial da modalidade. Gabriel Ávila, por sua vez, é o melhor jogador masculino de Goiás, e já chegou a figurar entre os 500 melhores do planeta em sua categoria.
Mais do beach tennis
Circuito Goiano altera datas do calendário de 2023; inscrições estão abertas
Há menos de dois anos na modalidade, Mariana Peracini ostenta topo em Goiás
Mariana Peracini
Mariana Peracini, de 20 anos, tem apenas dois anos de prática no beach tennis e já figura no top 200 mundial. Na Copa dos Estados, representou Goiás e conquistou o título no Rio de Janeiro. No Mundial BT 200, em Guarujá, entrou na chave principal do torneio.
Em franca ascensão na modalidade, Mariana tem como próximo objetivo o BT 50, em Belo Horizonte, que também conta pontos para o ranking internacional. A jovem é bolsista do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento do Governo de Goiás.
“Em apenas um ano jogando profissionalmente conquistei algo que para Goiás e para mim é muito gratificante. Isso me deixa cada vez mais disposta a treinar e me dedicar, pois dou valor a cada passo que eu dou. Estou muito feliz e focada em onde quero chegar”, relata Mariana ao EG.
Gabriel Ávila
Já Gabriel Ávila, de 21 anos, conheceu o beach tennis em 2014. Em 2015, disputou uma seletiva para jogar o torneio mundial juvenil na Rússia, ficando em 3° na categoria sub-15 do Brasil. Em 2021, entrou para o ranking profissional (ITF).
“Já representei nosso estado duas vezes na Copa das Federações. Em 2021, pela categoria A, ficando em 3° lugar entre os 27 estados, e no ano de 2022, jogando pela profissional, em que atingi o 9° lugar. Em ambas as vezes que participei desse torneio, Goiás alcançou posições nunca atingidas nos anos anteriores, batendo o recorde do nosso estado”, conta Gabriel.
Assim como Mariana, Gabriel também fez parte do elenco que faturou a Copa dos Estados de beach tennis, representando Goiás.