A Copa Libertadores, organizada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), é muito conhecida e almejada na América do Sul, ela reúne grandes equipes de futebol da América Latina, onde o vencedor garante vaga no Mundial de Clubes da Fifa. E foi neste cenário que ocorreu a goleada de 5 a 0, no confronto entre Flamengo x Grêmio, duas equipes fortes que se enfrentaram na semifinal, onde o Flamengo conseguiu a vitória garantindo sua vaga para a final da Libertadores em 2019.
A primeira Libertadores ocorreu em 1960, onde reuniu os clubes campeões de sete países. Sendo estrelado pelo Peñarol, do Uruguai, e Jorge Wilstermann da Bolívia. Tendo como placar 7 a 1 para o Peñarol, que chegou a ser o campeão desta edição, ganhando o título no confronto com o Olímpia do Paraguai.
Este torneio foi se tornando cada vez mais importante para os clubes, onde o campeão garante uma vaga para o mundial de clubes da Fifa, sendo um dos títulos mais cobiçados pelas equipes, em visto que é uma competição mundial, com clubes campeões continentais e o vencedor nacional do país-sede.
Flamengo x Grêmio
Neste confronto temos dois grandes times, com suas devidas singularidades e características marcantes, onde se destacam sempre quando estão em jogo, seja por seus jogadores ou por suas grandes torcidas eufóricas.
Por um lado, temos o Flamengo, também conhecido como Rubro-Negro, é um dos times mais populares do Rio de Janeiro, cuja sua origem foi no mar, já que era de um clube de remo e migrou-se para os gramados, onde possui como mascote o Urubu e as cores vermelho e preto, marcando ainda mais sua presença em campo.
Por outro lado, temos o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, que nasceu no Sul do Brasil em Porto Alegre, fundado por Cândido, sendo um dos times pioneiros para o futebol no país. Tendo as cores Azul-Claro, preto e o branco como sua representação, e o mosqueteiro sendo o seu mascote.
O Enfrentamento
Foi no dia 23 de Outubro de 2019 que as duas equipes se enfrentaram na semifinal da Copa Libertadores, sendo realizada no Maracanã. O primeiro tempo foi apreensivo, ambas as equipes tiveram boas oportunidades de gol, mas somente o Flamengo conseguiu abrir o placar com um gol marcado pelo jogador Bruno Henrique.
Mas foi no segundo tempo, que a Rubro-Negro veio determinada a fazer a diferença, iniciando com um gol do Gabigol, que acabou marcando o segundo, devido a um pênalti cometido em Bruno Henrique.
E foi em um cruzamento que o jogador Pablo Marí marcou o quarto gol da partida, abrindo para a goleada deste dia. O quinto e último gol foi realizado por Rodrigo Caio, de cabeça em uma cobrança.
Com o placar de 5 a 0 que terminou o jogo e o Flamengo garantiu a sua vaga na final da Copa Libertadores, onde enfrentou um dos times mais populares e clássicos da Argentina, o River Plate. Uma partida acirrada, mas que a Rubro-Negro fez a diferença mais uma vez, assim consagrando-se campeão Sul-Americano em 2019, com um placar de 2 a 1. Este torneio ainda é muito recordado pelos torcedores da equipe, o clube realizou grandes partidas que ficaram na história que será recordada por gerações.