O estádio Jonas Duarte irá passar por uma completa reforma nesta temporada 2024 e já está interditado pela Federação Goiana de Futebol, no entanto, os jogos ainda continuarão ocorrendo com a presença de público. Isso ocorre graças a um pedido feito pelo prefeito da cidade, Roberto Naves, que foi atendido pelos órgãos competentes. A informação foi confirmada pelo secretário de Obras, meio Ambiente e Serviços Urbanos de Anápolis, Wederson Lopes. Toda a obra será custeada pela prefeitura.
Mais do Futebol Goiano:
Goiânia acerta com Luan, o Menino Maluquinho
Goiás acerta com volante ex-Vasco e Orlando City-EUA
Wick elogia time do Anápolis na pré-temporada realizada
Segundo o secretário, a empresa que está encarregada da reforma, Level Construções, concordou em reconstruir o estádio por setores, e com isso o público poderá comparecer nas áreas que não serão fechadas. A estimativa de entrega de todo o projeto está previsto para o mês de agosto. Os valores totais das obras não foram revelados.
– A reunião aconteceu a pedido do prefeito Roberto Naves, porque a princípio há a necessidade de interdição total do estádio Jonas Duarte para que as obras possam acontecer. O prefeito conversou com a empresa que está tocando a obra, e disse que não quer que o estádio fique inteiro interditado. Ele buscou a empresa e nós da secretaria de obras para que pudéssemos chegar a um acordo, para ocorrer as obras e ter os jogos ainda no estádio. E chegamos a um denominador comum, vamos interditar cada um dos setores de forma separada, para que ocorra a presença dos jogos durante a reforma. Então vamos chamar de arquibancada coberta, paralela a Avenida Brasil, de Setor 1. O anel do estádio de Setor 2 e a arquibancada descoberta, mais antiga, de frente a coberta, de Setor 3. Os vestiários de setor 4. Todo o estádio será reformado, além do fechamento do anel.
As obras já iniciarão neste mês de janeiro. A primeira etapa a ser interditada será a arquibancada descoberta. Segundo Wederson, as obras já estão todas encaminhadas e não haverá imprevistos por questões financeiras, naturais ou outros casos até então.
– Vamos iniciar pela arquibancada descoberta, setor 3, nos meses janeiro, fevereiro e março essa arquibancada estará interditada. O Anel, que já existe e a coberta, estará funcionando. No mês de março, abril e maio, precisaremos interditar a arquibancada coberta, fazendo uma ressalva que no mês de março, tanto a coberta quanto a descoberta estarão interditadas, então só teremos o anel. Em abril vamos liberar a descoberta e teremos março, abril e maio a coberta interditada, onde tem as cabines de imprensa, a parte mais crítica do estádio. O Anel será interditado nos meses de abril, maior e junho e somente em julho e agosto, vamos reformar os vestiários, pois nessa época o calendário dará uma aliviada nos jogos, e isso não possa atrapalhar os jogos. A empresa tem todo o cronograma definido, para que a gente possa entregar todo o estádio reformado até agosto de 2024.
COMO FICA O ANÁPOLIS NA COPA DO BRASIL E COPA VERDE?
O Secretário ainda revelou que o Galo da Comarca realizou um pedido para que durante a Copa do Brasil, e a Copa Verde, o estádio esteja 100% liberado, visando a renda financeira. O pedido ainda está sendo estudado junto à CBF e a FGF.
– O Anápolis fez um pedido para que pudesse liberar toda a arquibancada, no mês de fevereiro, onde terá jogos da Copa do Brasil e da Copa Verde. A empresa está avaliando a situação, pois inclui toda a parte inferior das arquibancadas, onde tem banheiros, bares, e precisa estudar melhor. O nosso diretor de esportes e o presidente do Anápolis, vai procurar os órgãos de segurança, a FGF e a CBF, para que possa acontecer os jogos com a capacidade total da forma como foi sugerida, em meio as interdições.