Faltando menos de um ano para a próxima Copa do Mundo, as projeções sobre como o impacto digital do torneio já se fazem presentes na indústria do futebol. Em 2026, o maior evento de futebol do mundo, que contará com um formato inovador com três países-sede – Estados Unidos, México e Canadá – e 48 seleções competindo entre si pela primeira vez em sua história, promete uma participação tecnológica única e de alta qualidade.
Mas quais avanços tecnológicos e inovações os espectadores verão? O Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2026 não será apenas a última chance de ver lendas como Messi ou Cristiano Ronaldo, ou ver o nascimento de outros como Lamine Yamal ou até mesmo Endrick, mas o mundo também testemunhará a primeira edição com 104 jogos onde a tecnologia terá um papel de liderança, que deverá superar a do Qatar 2022 por uma ampla margem.
Se você já está planejando uma forma de não perder nenhum jogo deste torneio quadrienal, é hora de renovar os seus dispositivos eletrônicos. Você vai estar no escritório na época da próxima Copa do Mundo? Então o famoso Dell Optiplex Desktop é uma ótima escolha para a sua mesa de trabalho. Este computador pessoal em formato pequeno oferece mais poder de processamento e capacidade de expansão, sendo ideal para trabalho, estudo e claro, entretenimento.
Mas voltando às inovações para o Mundial de Futebol 2026, aquelas Copas do Mundo em que se via erros gritantes de árbitros como se fossem a mão de Deus já se foram há muito tempo. Será impossível assistir novamente jogadas em que a bola não cruzou a linha do gol, ou em que um gol foi marcado como impedimento, ou em que uma falta resultou em gol. Agora, a tecnologia será vital, não apenas por meio do árbitro assistente de vídeo (VAR), mas também por meio de dispositivos eletrônicos disponíveis para todos os jogadores do esporte mais popular do planeta.
Tecnologia a serviço dos atletas
Os jogadores das 48 Seleções vão ter um dispositivo capaz de medir velocidade, distância percorrida, resistência e até mesmo movimentos táticos, para que os técnicos e assistentes tenham mais ferramentas para planejar as partidas. Os técnicos também precisarão de analistas para melhor utilizar essas ferramentas em benefício de suas equipes. Quando usada de forma eficiente, essas novas tecnologias servirão até para prevenir possíveis lesões e distensões musculares. A tecnologia de rastreamento 3D de atletas permite o monitoramento dos jogadores sem o uso de sensores. Vale destacar que o sistema foi utilizado nas Olimpíadas de Paris em 2024.
Novas tecnologias beneficiarão torcedores
Os estádios da Copa do Mundo de 2026 terão uma infinidade de ferramentas tecnológicas à disposição dos torcedores. Por meio de um aplicativo, os fãs poderão localizar seus assentos e até mesmo pedir comida e bebida sem precisar enfrentar longas filas e perder parte do jogo. Eles também poderão assistir as jogadas dos seus craques preferidos em tempo real como em um filme de ficção. Aqueles que não podem viajar e pagar por um ingresso terão a chance de acessar as mesmas informações ao vivo, no conforto das suas casas, como no videogame FIFA.
A bola como protagonista da tecnologia
A própria bola, protagonista tanto da alegria quanto da frustração em cada partida, será carregada com chip para auxiliar o árbitro em casos de gols, impedimentos ou outras situações em que ele possa estar sobrecarregado. A bola oficial contará com tecnologia de quatro painéis e um sistema de sensores de movimento que transmite dados em tempo real. Essa tecnologia da Adidas é uma evolução em relação aos modelos anteriores e promete maior precisão durante as partidas. Denominada Trionda, em referência aos três países anfitriões – Estados Unidos, Canadá e México – a nova bola da Copa do Mundo 2026 será lançada em outubro/novembro de 2025.
Tecnologia VAR aprimorada
A tecnologia VAR, usada para auxiliar o árbitro principal, também será aprimorada com algoritmos de aprendizado de máquina atualizados e câmeras de alta velocidade que visam quebrar recordes de presença de árbitros em tempo real.
Alianças tecnológicas
A FIFA firmou parcerias com gigantes da tecnologia como Lenovo e Motorola, empresas que serão responsáveis por fornecer serviços e soluções inteligentes por meio de hardware essencial, treinado para grandes eventos esportivos. Isso incluirá computadores com IA avançada, tablets e assistentes móveis de última geração, e estações de trabalho tecnológicas com todas as ferramentas necessárias para apoiar as operações do torneio. O acordo incluirá também a criação de conteúdo exclusivo que será apoiado pela distribuição estratégica da marca por meio de telas de LED e câmeras instaladas dentro e fora dos estádios, garantindo que cada detalhe seja capturado antes e depois das partidas.
Outras tecnologias concentram-se nas instalações e equipamentos que serão implementados em cada estádio, como o uso de grama sintética com mecanização híbrida, tecnologia de ventilação e drenagem para evitar inundações e pragas, entre outras.
A próxima Copa do Mundo de futebol masculino acontecerá entre 11 de junho e 19 de julho de 2026. O torneio será o primeiro da história com 48 seleções, que estarão divididas em 12 grupos de quatro times cada. As 104 partidas serão realizadas em 16 cidades-sedes de três países da América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México. O único Mundial com mais de um país sede foi o de 2002, que aconteceu no Japão e na República da Coréia.
Portanto, seja ao vivo ou em casa, os torcedores serão bastante beneficiados pelas novidades tecnológicas. E para quem optar por ficar no conforto do lar, a boa notícia é que, aproveitando momentos como a Black Friday, é possível comprar equipamentos para não perder nenhum lance dos jogos e desfrutar de tudo o que a FIFA promete entregar.
Segundo a entidade máxima do futebol, o sorteio dos grupos será realizado no mês de dezembro de 2025. O local, a data e o horário da cerimônia ainda não foram definidos. A definição de todos os 48 classificados para a Copa do Mundo acontecerá até março de 2026. Até agora, 13 Seleções garantiram vaga no Mundial. Entre elas, Brasil, Argentina, Equador, Irã, Japão, Uzbequistão, Austrália, Coreia do Sul, Jordânia e Nova Zelândia conquistaram suas vagas nas Eliminatórias dos seus respectivos continentes. Os países-sede também estão confirmados no torneio: Canadá, México e Estados Unidos.