Uma das grandes promessas do tênis mundial, Luís Guto Miguel fez sua estreia no Rio Open na noite desta terça-feira (17). Aos 16 anos, o goiano teve ótimos momentos, mas acabou superado por Vilius Gaubas, da Lituânia, atual número 126 do ranking da ATP. O jogo terminou 2 sets a 1 para o europeu, com parciais de 6-3, 2-6 e 6-2, em 2h11 de partida.
Guto ainda vai competir nas duplas do torneio no Rio de Janeiro. Na noite de quarta-feira (18), por volta de 18h, faz o segundo jogo da quadra 2 no dia, ao lado de Gustavo Heide. A parceria brasileira enfrenta Evan King (Estados Unidos) e John Peers (Austrália) na estreia.
Como foi o jogo entre Luís Guto Miguel e Vilius Gaubas?
Naturalmente, o jovem goiano de 16 anos mostrou certa ansiedade e nervosismo no início da partida. Afinal, era a estreia em um grande torneio (ATP 500), na quadra central do Rio Open, com centenas de torcedores gritando e o apoiando. O lituano Gaubas aproveitou e abriu 3 a 0.
No quarto game, Guto conseguiu confirmar o saque e pontuou pela primeira vez. O grande momento, no entanto, veio no sexto game, que durou dez minutos e terminou com ponto brasileiro, após grandes rallys e boas definições, para explosão da torcida. O jovem ainda confirmou mais um saque, mas não foi suficiente para buscar o resultado. Terminou o primeiro set derrotado por 6-3, em 45 minutos
O segundo set foi dominado pelo goiano. Guto quebrou dois saques do adversário, teve 90% de aproveitamento nos pontos no primeiro serviço e atropelou. Jogou solto e venceu por 6-2 com autoridade de um tenista veterano.
O tie-break teve bom início de Guto, que confirmou o saque e abriu 1-0. Porém, a experiência do lituano Gaubas (22 anos, acostumado a jogar torneios de alto nível) pesou. Conseguiu a virada para 5-1 e, apesar do goiano ter vencido mais um game, a partida foi fechada em 6-2.

