Foi divulgada nesta segunda-feira (28) a lista oficial dos 600 contemplados pelo Pró-Atleta em 2022. A relação dos selecionados foi publicada no Diário Oficial do Estado. As bolsas são ofertadas nas categorias Estudantil, Estadual e Nacional.
Conforme as regras do programa, das 600 bolsas, 10% são reservadas para o paradesporto. Os recursos poderão ser utilizados para despesas com educação, alimentação, saúde, inscrições, passagens para participar de eventos esportivos, transporte urbano e para aquisição de materiais esportivos. Clique e veja a lista.
Mais do esporte em Goiás
Seleção goiana é campeã no voleibol
Veja como foi o 3º fim de semana da Copa Goiás de Futsal
Para os atletas que já estavam como bolsistas em 2021, não será necessário comparecer ao banco. A senha de acesso vai continuar a mesma. Com relação aos novatos, a equipe do Pró-Atleta vai entrar em contato para informar os procedimentos bancários com código portador, para posterior comparecimento a alguma agência do Banco do Brasil.
A Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel) disse que todos os contemplados devem manter seus dados cadastrais, além de acompanhar as próximas publicações nas mídias sociais e no site da secretaria, com os agendamentos para assinatura do termo de adesão e a retirada do cartão.
O secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, reforçou que o programa é importante para a manutenção dos resultados esportivos para Goiás. “Nossos atletas levam o nome do estado para várias competições Brasil afora, e até em torneios internacionais. Nossa função é dar suporte para que os atletas de alto rendimento possam estar nas melhores condições possíveis de preparação, possibilitando o melhor desempenho deles em suas modalidades”, destacou.
Um dos contemplados na modalidade paradesporto é Dwan Gomes, jogador que há oito anos frequenta a seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas. “A avaliação que eu tenho é que um incentivo como o Pró-Atleta faz muita diferença na carreira de um atleta. É muito difícil se manter em alto rendimento, pois toda a preparação envolve custos”, declarou o jogador de 29 anos.
Com uma participação em Paralimpíadas no currículo, no Rio de Janeiro, em 2016, Dwan mira agora fazer uma boa temporada em 2022, para continuar sendo convocado pela seleção, que esse ano disputa a Copa América, em São Paulo, e busca vaga para o Mundial, que será disputado nos Emirados Árabes.
“Tenho muita expectativa em realizar uma grande temporada e continuar brigando pelo meu espaço na seleção brasileira. Para isso todo apoio é importante, e o Pró-Atleta soma muito neste sentido”, afirmou Dwan.