Na noite da última quinta-feira, 2, o Goiás conheceu seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil. Nos pênaltis, o Cuiabá surpreendeu, derrotou a Ponte Preta em Campinas e vai enfrentar o Alviverde no torneio nacional.
Se depender do retrospecto, o confronto já está decidido. De acordo com o site Futebol de Goyaz, Esmeraldino e Dourado já se enfrentaram duas vezes na história. Resultados? Dois triunfos goianos.
A curiosidade é que as partidas foram justamente pela Copa do Brasil. Na edição de 2004, o Goiás duelou com o Cuiabá logo na primeira fase. À época, a regra da diferença de dois gols para classificação do time visitante ainda vigorava, mas o Verde não avançou desta maneira.
Mais do Goiás
Na primeira partida, no antigo estádio José Fragelli, que deu lugar à Arena Pantanal, o Esmeraldino derrotou os cuiabanos por 1 a 0 frente a um público de quase 2.700 pessoas. Comandado por Ivo Wortmann, o Goiás jogou para o gasto e conquistou o triunfo com um gol do centroavante Aldrovani, aos 29 minutos do segundo tempo.
O resultado magro forçou um segundo duelo entre as equipes. No Serra Dourada, os goianos liquidaram a fatura sem problemas. Depois da passagem meteórica de Ivo Wortmann, o Verde, duas semanas depois do confronto de ida, tinha o ídolo Luvanor no comando técnico. A vitória por 3 a 1 foi construída com gols de Aldrovani e Simão no primeiro tempo. Na etapa complementar, o Dourado tentou reagir, anotando com Dida. Contudo, aos 40 minutos, Simão foi às redes mais uma vez e definiu o placar, classificando o Goiás.
Naquela edição da Copa do Brasil, o alviverde ainda eliminou o Brasiliense, após dois empates na segunda fase. Nas oitavas de final, uma dolorosa queda para o Palmeiras. Depois de empate em 1 a 1 no Serra Dourada, a igualdade se repetiu no antigo Palestra Itália. Nos pênaltis, os paulistas avançaram com um 3 x 1. Na fase seguinte, os palestrinos seriam eliminados pelo Santo André, que se sagrou campeão ao vencer o Flamengo na final.
Datas
O primeiro confronto entre Goiás e Cuiabá está marcado para a próxima quarta-feira, 8. O duelo será no Serra Dourada, às 19h30. Depois, na quinta-feira seguinte, dia 16, os times voltam a se enfrentar. A partida será às 21h30, com mando do Dourado, na Arena Pantanal.