A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) renovou o Certificado de Clube Formador do Goiás. No último sábado, 27, em evento realizado na Casa do Atleta, a diretoria do clube recebeu o documento, que tem categoria A.
A entrega do certificado foi realizada pelo diretor geral da Federação Goiana de Futebol (FGF), Leonídio José dos Anjos. Os atletas da categoria de base também participaram da solenidade.
O diretor da FGF exaltou o trabalho realizado pelo clube esmeraldino na base. “A cada ano o Goiás nos surpreende com nova estrutura e novas mentalidades. Nada mais justo estar recebendo a renovação do Certificado de Clube Formador pela segunda vez”, afirmou ao site oficial alviverde. “As exigências estão só aumentando, mas tudo o que foi solicitado o Goiás cumpriu. E tenho certeza que, futuramente, se tiver alguma mudança na resolução, o Goiás vai estar 100% preparado para cumpri-la” completou dos Anjos.
Mais do Verdão
A obtenção da certificação de clube formador depende do cumprimento de vários requisitos impostos pela CBF. As exigências, de acordo com a entidade, fazem com que as equipes se atualizem, como explica a gerente de DRT do Verde, Neuza de Paula. “Isso significa que o Goiás está no caminho certo, que tem formado atletas, tem estrutura e tem competência para formar mais jogadores. Nós estamos buscando a excelência. Com o certificado somos respeitados e temos a credibilidade que o atleta está num clube reconhecido pela CBF e pelas instituições que movem o futebol”, ressaltou.
O Verdão já havia conquistado a certificação em 2013, a renovação em 2015 e, agora, em 2017. Na categoria A, a certificação e válida por dois anos.
“Antigamente os clubes perdiam muitos jogadores para outras equipes e não existia garantia de benefícios futuros. Hoje nenhum atleta pode deixar o clube sem que o clube seja ressarcido por todo o investimento que é feito nele. Desde 2013 o Goiás não perdeu mais nenhum atleta para outras equipes sem que o clube fosse ressarcido ou que houvesse parceria entre as equipes”, contou o coordenador administrativo da base, Hely Maia.
Para obter o documento da CBF, os clubes precisam apresentar relação de técnicos e preparadores físicos; programa de treinamento; comprovar participação em competição oficial; proporcionar assistência educacional e médica; possuir psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, dentista e alojamento para os atletas; oferecer bolsa aprendizagem e outros requisitos.