A Taça Brasil de Futsal Adulto Masculino da 1ª Divisão – equivalente ao segundo nível no país – começou no fim de semana sem um representante goiano. O estado tem direito a uma vaga, que seria da Arena, passou para a UniRV e, por fim, à Ansef/Damianópolis. Contudo, problemas de logística tiraram os goianos.
Num primeiro momento, havia a garantia de que o governo estadual bancaria as passagens aéreas para Manaus, onde ocorre o torneio. Contudo, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel), após diretriz da governadoria, não pôde mais emitir os bilhetes.
Mais do futsal
Goiás leva mais títulos no Metropolitano
Antes disso, a Arena já havia desistido porque não conseguiria arcar com os custos de hospedagem e alimentação. Depois, a UniRV também passou a vaga, uma vez que não havia tempo hábil para garantir o orçamento necessário para a viagem.
A FGFS então convidou Damianópolis, que jogaria com a bandeira da Ansef, como noutras competições. A ida dos goianos estava acertada, até a mudança de cenário na cessão de passagens por parte do governo estadual.
Sem os bilhetes aéreos, a organização ainda avaliou uma viagem por terra a Manaus, de mais de 4 mil km. No entanto, pela logística complicada, não haveria tempo hábil para chegar ao Amazonas, tampouco condições mínimas de desempenho após um deslocamento tão longo.
Nem FGFS, Damianópolis ou a Ansef dispunham de recursos suficientes para arcar com as passagens para toda a delegação, que passariam da casa de R$ 80 mil.
Penalizações
Com a desistência, o estado deve ser rebaixado para a 2ª divisão como pena, além de multa de R$ 5 mil. A Justiça Desportiva ainda julgará outras eventuais penalidades que podem ser aplicadas a Goiás pela desistência.
Justificativa
Em nota, a Seel justificou que, nos meses de agosto e setembro, não há recursos para bancar viagens. A pasta argumenta que mantém outros investimentos no esporte e, em breve, deverá ter caixa normalizado para a emissão de passagens.
Leia a nota na íntegra:
O Governo de Goiás, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL), tem feito importantes investimentos no esporte no Estado. Seja com a contratação de professores, espaços disponibilizados para a prática esportiva, aquisição de passagens para deslocamentos de equipes, contratações de ônibus para viagens de comitivas. Enfim, o esporte no Estado tem recebido total apoio do Governo.
Infelizmente, nestes meses de agosto e setembro, a SEEL está com indisponibilidade de saldo financeiro para custear viagens, situação que deve se normalizar em breve. Lamenta não ter emitido as passagens da equipe da Ansef/Damianópolis para mais uma competição.