A Aparecidense depende apenas de si para conquistar o acesso à Série B. A equipe encara o Mirassol, na tarde deste domingo (25), às 15h30, no Estádio Campos Maia, pela sexta rodada da segunda fase da Terceirona. Caso suba de Divisão, o estado de Goiás volta a ter um representante do interior na Série B após 18 anos.
O clube em questão foi a Anapolina no ano de 2005. Na ocasião, a Xata ocupou a 19ª colocação com 25 pontos. Naquela edição, o campeonato possuía 24 equipes, onde os cinco últimos descendiam à terceira divisão, que até então, era a última a nível nacional, ou seja não havia a Série D que começou em 2009.
Mais do futebol goiano
Aparecidense jogou na Taça Mané Garrincha

Apesar de ter caído, a Rubra que já havia jogado a Série A, fixou lembrada neste campeonato por aplicar uma goleada por 4 a 0, contra o Grêmio, no Estádio Jonas Duarte. A última partida da equipe colorada na competição, foi no dia 10 de setembro daquele ano, em um empate em 0 a 0, com a união Barbarense.
Desde então, nenhuma equipe do interior de Goiás disputou a Série B e tampouco a Série C, com excessão da Aparecidense, que conquistou a vaga após vencer a Série D 2021.
Entretanto, a equipe de Aparecida de Goiânia não terá vida fácil, já que seu adversário não esta classificado e deve ir com força máxima. No primeiro turno ficaram no empate em 2 a 2, no Aníbal Batista de Toledo.
Em caso de vitória, o elenco de Moacir Júnior chega a semifinal e obtém o acesso. Se o Camaleão empatar, terá que torcer por uma vitória do Volta Redonda, contra o Botafogo-SP e fechar a rodada com saldo maior que o clube carioca.