Na tarde deste sábado, 4, o Goiás encarou o Brasil de Pelotas no estádio Bento Freitas, e perdeu pelo placar de 1 a 0, partida válida pela 19ª rodada do Brasileiro da Série B. O gol do Xavante foi marcado por Rafael Dumas, já no segundo tempo.
Com o resultado, o esmeraldino fica em 9º lugar na classificação geral, 27 pontos ganhos. O Brasil, que agora respira fora do Z4, é 15º, 21 pontos conquistados. Na próxima rodada, sexta, 10, o Goiás recebe o CSA, às 19h15, no Olímpico. No sábado, 11, o Xavante duela no Walter Ribeiro com o São Bento, às 16h30.
Jogo lá e cá: goleiros trabalharam bem
O Goiás começou pressionando os donos da casa. Logo a um minuto de jogo, Giovanni chutou de longe e Marcelo Pitol espalmou fazendo grande defesa. O GEC tentou então ter o controle da partida e explorou a velocidade pelas laterais nos primeiros minutos. A primeira tentativa do Xavante veio aos 10.
Confira como foi em tempo real!
Valdemir arriscou de fora da área e Marcos defendeu sem problemas. Mas em seguida, aos 13, o goleiro esmeraldino brilhou. Após bola rebatida na área, Lourency pegou de voleio e Marcos fez ótima defesa. O alviverde tentou acordar no duelo e começou a concentrar jogadas no meio-campo. Numa trama aos 18 minutos, Michael recebeu na área, dominou e chutou em Pitol, que abafou e fez outra grande defesa.
O Verde se empolgou com o bom momento e já aos 24 minutos, quase abriu o placar. Ernandes recebeu a bola na área, bateu firme e ela foi na trave de Pitol. O ímpeto de ambas as equipes abaixou, o Brasil não criou mais uma finalização que levasse perigo ao gol de Marcos até o fim do primeiro tempo.
O esmeraldino teve uma oportunidade com Renato Cajá, aos 38 minutos, que arriscou de longe e mandou à direita de Pitol. O Goiás conseguiu controlar o Brasil e levou a igualdade para o intervalo.
Verde tem jogador expulso e não resiste ao Xavante
A etapa final foi eletrizante. Logo aos 3 minutos, o Goiás perdeu uma chance incrível. Michael recebeu na direita, tocou atrás para Giovanni que, com o goleiro rendido, chutou forte e a bola desviou na defesa. Os visitantes gostaram mesmo do jogo e, em seguida, aos 5, desperdiçaram outra oportunidade. Ernandes recebeu cara a cara com Pitol, deu um toquinho e o goleiro tirou. A torcida dos donos da casa ficou impaciente e, na pressão, o Xavante voltou a assustar.
Aos 8, Valdemir chutou a queima-roupa e Marcos espalmou fazendo grande defesa. Com o jogo lá e cá, em resposta, aos 10, Michael cortou pela esquerda, chutou com curva, a bola desviou na zaga e quase enganou Pitol. A partir daí o Brasil de Pelotas adiantou a marcação e começou a jogar do meio-campo para frente. Na vontade, aos 20, quase seu torcedor comemorou um tento.
Após falta cobrada na área, Leandro Leite desviou de cabeça e mandou à esquerda de Marcos levando muito perigo. O alviverde tratou de fazer uma boa jogada pela direita com Michael, aos 25 minutos, e Pitol teve que brilhar. Cajá recebeu na esquerda, bateu cruzado e o goleirão pulou para defender salvando o Brasil. Aos 37 minutos, o volante do esmeraldino, Gilberto, que estava amarelado, matou um contra-ataque dos donos da casa, recebeu o segundo cartão e foi expulso.
Isso parece que desestabilizou o Goiás que, em seguida, aos 39, levou o gol. Após escanteio, Rafael Dumas subiu mais que a marcação e desviou de cabeça para o gol de Marcos, que não achou a bola. 1 a 0 Xavante. Pra quem achou que os minutos finais seriam de pressão do GEC, se enganou. O Brasil continuou firme atacando e o Goiás sempre se defendendo. Com um a menos dentro de campo, o Verde amargou uma derrota no Bento Freitas.