Em 2012, o Goiás conquistou a Série B pela segunda vez em sua história. Os comandados de Enderson Moreira levaram a equipe a conquista após 38 rodadas. Ao longo do campeonato, a equipe somou 78 pontos. Foram 23 vitórias, nove empates e seis derrotas, um aproveitamento de 68%.
Ao lado do Athlético Paranaense, a equipe teve a melhor defesa da competição, com 37 gols somados e o segundo melhor ataque, com 75 gols marcados, atrás apenas do Criciúma, vice-campeão da Série B.
Na 15º rodada, a equipe foi até Minas Gerais para enfrentar o Ipatinga. Com show da dupla Walter e Ricardo Goulart, que anotaram três e dois gols respectivamente, a equipe goleou a equipe mineira pelo placar de 6×0. O outro gol da partida foi marcado pelo volante Amaral. Relembre como foi essa partida!
O Jogo
Atuando em casa, o Ipatinga tentava manter as ações ofensivas do jogo no início da partida. O Goiás buscava sair nos contra-ataques, mas sem ameaçar o gol defendido por Bruno. Antes dos 20 minutos, a equipe mineira já havia criado três chances, mas sem conseguir abrir o placar.
Após sofrer com a pressão inicial do Ipatinga, o Goiás abriu o placar aos 27 minutos. Egídio cobrou escanteio na área, Ramon desviou e Ricardo Goulart, de primeira, colocou no fundo da rede. A equipe ampliou aos 40 minutos, da intermediária, Walter cobrou falta e acertou no ângulo.
Goiás amplia o placar e transforma em goleada
O Goiás marcou o terceiro antes do terceiro minuto da etapa final. Egídio fez o cruzamento, Amaral finalizou na trave e Walter, no rebote ampliou o placar. Aos 12 minutos, Walter chegou ao hat-trick. Em um replay do primeiro gol, Egídio cobrou escanteio na área, Ramon desviou na primeira trave e o atacante colocou no fundo da rede.
O esmeraldino chegou ao quinto aos 31 minutos, Renan Oliveira deu passe em profundidade, a defesa falhou e Ricardo Goulart marcou o segundo dele na partida. Aos 37 minutos, Amaral deu números finais a partida. Renan Oliveira cobrou falta na área e o volante marcou o sexto gol da equipe.