5.6 C
New York
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioMais EsportesAquáticosGoiás encerra atividades competitivas da natação

Goiás encerra atividades competitivas da natação

O Goiás Esporte Clube encerrou, no fim de 2021, as atividades competitivas da natação. O Verdão tinha uma das principais equipes do estado, mas decidiu finalizar o vínculo com atletas e comissão técnica que integravam o projeto.


O corpo técnico esmeraldino tinha quatro profissionais. O clube também mantinha 40 atletas de várias categorias. Muitos deles conquistaram recordes a nível regional, além de títulos, inclusive por equipes, no Centro-Oeste.

Mais da natação
Goiano vai treinar no Minas TC
Clínica abriu temporada 2022

- Anúncio -

O responsável pelo projeto até o ano passado era o técnico Dener Oliveira, hoje comandante da natação da Apcef. Ele foi desligado já no meio de 2021, quando o clube dava indícios que não manteria quadros nas piscinas.

O Goiás manteve a equipe por 14 anos. A justificativa que deram, relatou Oliveira, foi financeira. “Há outras prioridades. É claro que a maior delas é o futebol. Então preferiram encerrar”, disse ao EG.

Oliveira afirmou que ainda lutou para salvar a natação esmeraldina. Até mesmo apresentou propostas ao clube, mas encontrou óbices. “Tentei contornar a situação, apresentei outras alternativas e foi questão de gestão deles. Entra questão financeira e prioridades, que, claro, é o futebol. O período que estive foi muito bom e infelizmente acabou”, lamentou.

O treinador considera que o fim do Goiás nas piscinas é uma perda irreparável. Como grande marca esportiva, o Verdão atraía talentos e dava destaque à categoria, que já sofre com o ocaso no estado.

“É uma perda muito grande. Pelo nome do clube, existia um sonho. Os atletas que nadavam pelo clube se sentiam muito honrados. Tem a cultura de já torcer pelo time, e a natação era uma modalidade a mais para abraçar a causa. Ao longo do tempo, a equipe se tornou uma das maiores do estado, com título estadual e do Centro-Oeste. É lamentável. Falo como profissional da área da natação, que fica triste de ver essa situação. Antes a gente tinha equipes muito grandes e não temos mais. A natação competitiva não é muito valorizada. A gente trabalha por amor”, desabafa.

Agora comandante dos nadadores da Apcef, Dener Oliveira tem ao seu lado diversos dos quadros que o acompanharam no Goiás. Em 2022, com o trabalho de federar os atletas, a equipe disputará todas as categorias nos torneios regionais.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P