Mais uma vez, o torcedor do Goiás teve que sofrer até o fim, mas comemorou mais uma vitória no Brasileirão da Série A. Neste domingo (19), o Esmeraldino derrotou o Botafogo por 1 a 0, com um gol de Kayke, aos 42 do segundo tempo. Foi o segundo triunfo seguido dos goianos.
A vitória levou o Verdão para sexto lugar, na zona de classificação à Libertadores, com nove pontos. O Alviverde agora tem dois compromissos longe de casa. O primeiro deles é na segunda-feira (27), às 20h, diante do CSA, no Rei Pelé. Depois, o time de Claudinei Oliveira visita o Corinthians, em São Paulo.
Veja como foi o duelo lance a lance
Intensidade esmeraldina
O Goiás começou a partida com uma intensidade incrível, marcando forte a saída de bola do Botafogo e criando muitas dificuldades aos visitantes. Com isso, os cariocas erraram várias vezes na saída e possibilitaram ao Verdão boas chances. A primeira delas, aos sete, quando Giovanni Augusto bateu cruzado para defesa de Gatito.
Mais tarde, aos 14, o Alviverde chegou a acertar a trave com Jefferson, mas o árbitro marcou impedimento de Michael, que deu a assistência ao lateral. O Botafogo, embora mais apagado, também chegava. Erik, aos 19, tocou para Bochecha, que driblou Jefferson e bateu cruzado, rente à trave de Tadeu.
A principal oportunidade esmeraldina veio aos 25 minutos. Michael tentou cruzar para Brandão e mandou a bola fechada. Ela encobriu Gatito e tocou no travessão alvinegro. No rebote, o chute de Barcia saiu com muito perigo. Aos 36, outra bela chance veio no cruzamento de Giovanni Augusto, que colocou ótima bola para Júnior Brandão. O centroavante, contudo, testou mal e desperdiçou.
Ritmo cai, mas Verdão anota no fim
O Goiás até tentou manter o ritmo no segundo tempo, mas durou pouco a marcação adiantada. O Botafogo passou a ter mais tranquilidade e segurar mais a bola. O número de finalizações esmeraldinas caiu, e a posse alvinegra era totalmente improdutiva. O jogo também parou muito com faltas.
Apesar de ter perdido um pouco de volume, o Verdão continuava finalizando mais. A partir dos 30 minutos, o time da casa apertou e conseguiu incomodar, principalmente nas chegadas de Michael, que exigiu duas defesas boas de Gatito Fernandez.
No final, os times aparentavam cansaço. Contudo, o Goiás ainda tentava apertar mais em busca do gol que daria a vitória. E foi recompensado aos 42 minutos. Yago Felipe recebeu na esquerda e fez ótimo cruzamento. Kayke se posicionou muito bem na área e cabeceou certeiro, sem chances para Gatito, fazendo o gol do triunfo alviverde.
Ficha Técnica
Goiás 1 x 0 Botafogo – 5ª rodada da Série A
Data: 19 de maio de 2019
Horário: 16h
Local: Estádio Serra Dourada; Goiânia, GO
Árbitro: Rodolpho Marques (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR)
Público pagante: 14.372
Público total: 16.347
Renda: R$ 336.265,00