O voleibol goiano segue na elite da categoria sub-19. Depois de muito sufoco, as meninas de Goiás conseguiram uma vitória salvadora contra Pernambuco, na partida decisiva no sábado (21), para garantir a permanência na elite do Brasileiro de Seleções Estaduais.
Mais do vôlei
Etapa da LGV Master tem campeão inédito
A competição ocorreu na semana passada, de 16 a 21 de maio, em Jaraguá do Sul-SC. Na fase de classificação, Goiás perdeu para Rio de Janeiro e Paraná por 3 sets a 0 e para o próprio Pernambuco, por 2 sets a 1. Em contrapartida, ganhou de Mato Grosso do Sul por 3 a 0.
Os resultados colocaram a seleção goiana na disputa de 5º a 8º contra o Rio Grande do Sul. As gaúchas venceram por 3 sets a 1, o que jogou Goiás para o confronto da morte, novamente diante de Pernambuco. Desta vez, porém, as meninas do estado derrotaram as nordestinas por 3 sets a 2, com um emocionante 15 x 12 no tie-break e garantiram-se na elite.
O campeão do Brasileiro sub-19 foi Minas Gerais, com o Paraná em segundo e o Rio de Janeiro em terceiro. O quarto lugar ficou com Santa Catarina, e São Paulo foi quinto. Goiás, que foi sétimo, ainda ficou atrás do Rio Grande do Sul.
Para o técnico da seleção goiana, Rogério Santos, o resultado foi muito positivo, dado o alto nível do torneio.
“Fizemos bons jogos, foi sensacional. As meninas foram muito guerreiras. Alcançamos o objetivo de ficar na divisão principal do voleibol brasileiro. Toda a base das equipes que ficaram na frente tem atletas na seleção brasileira e são as futuras jogadoras da Superliga. Foi um resultado muito legal para o voleibol goiano”, disse ao EG.