O torcedor do Goiás pode ver seu time ficar de fora da Copa do Brasil pela primeira vez depois de 19 anos. Eliminado precocemente do estadual, o Verdão dependerá de um título nas três competições que restam no ano para conquistar o posto no torneio nacional.
Sem a vaga via Goianão, os esmeraldinos só evitarão o vexame da ausência caso sejam campeões da Copa Verde, da Série B ou da própria Copa do Brasil. Isso ocorre porque não há mais vagas via ranking, como aconteceu até 2023. Neste ano, por exemplo, o Vila Nova não disputa o torneio nacional.
Mais do Verdão
Tadeu resume eliminação: ‘vexame e vergonha’
Das 36 edições da Copa do Brasil, o Goiás só esteve fora de três. A última delas, em 2006, inclusive, apenas porque, naquela época, os brasileiros que estavam na Libertadores não disputavam a competição nacional.
As outras duas foram em 1993 e 1994, quando apenas os campeões estaduais integravam o campeonato. No primeiro ano, a vaga foi do Goiatuba e, na temporada seguinte, do Vila Nova. Em 2006, como os esmeraldinos estavam na Libertadores, Tigrão e Mineiros defenderam o estado.
A vaga na Copa do Brasil via Goianão vai para os três primeiros colocados, ou seja, os finalistas e o time eliminado na semifinal com melhor campanha.