Saiu nesta sexta-feira (24) a terceira medalha de ouro de Goiás nos Jogos Parapan-americanos de Santiago. De novo na natação, Vanilton do Nascimento brilhou na prova dos 50 metros livre da classe S9 e subiu no topo do pódio com o tempo de 26.76, muito próximo do recorde do torneio.
Foi a segunda medalha dourada do atleta no Chile. Ele também levou o título dos 100 metros nado borboleta. Ao todo, o estado agora tem nove medalhas, com três ouros, três pratas e três bronzes.
Mais do Parapan
Parreira foi prata no atletismo
Goiás já tem mais duas medalhas garantidas com o desempenho das atletas do badminton, mas resta saber a cor. Ambas serão decididas neste sábado (25). Abinaécia Silva faz a final do simples SL3 contra a brasileira Kauana Beckenkamp, para quem perdeu na classificatória por 2 a 1, num duelo muito equilibrado.
No simples da SL4, Ana Carolina Reis venceu Olivia Meier, do Canadá, e vai pegar a brasileira Edwarda Oliveira na batalha do ouro. A goiana acabou de fora da briga nas duplas mistas SL3-SU5, com Eugênio Cleto, depois da derrota para Jenny Ventocilla e Renzo Bances, do Peru.
Quem também está fora é Natália Xavier, eliminada do simples SH6 após revés para a peruana Rosa Velasquéz, por 2 a 0.
No atletismo, Rodrigo Parreira, prata no salto em distância na quinta-feira (23), se despediu com o oitavo lugar na prova dos 100 metros T36, com tempo de 30.04.
No ciclismo de pista, Victor Luise foi quinto na qualificatória da perseguição 3 mil metros C1 e quase foi à disputa do bronze. Carlos Alberto Gomes foi nono e também não avançou. Ambos ainda terão a prova de estrada no domingo (26).
Confira as medalhas dos goianos até aqui:
Tênis de mesa
Thais Fraga Severo – bronze no simples feminino classe 1-3; prata nas duplas mistas XD4-7; prata nas duplas femininas WD5-10
Lethicia Lacerda – bronze no simples feminino classe 8; bronze nas duplas femininas WD14-20
Iranildo Espíndola – ouro nas duplas masculinas MD4
Natação
Vanilton do Nascimento – ouro nos 100 metros borboleta S9; e ouro nos 50 metros livre S9
Atletismo
Rodrigo Parreira – prata no salto em distância T36