O Goiás está de volta à elite do futebol brasileiro depois de três temporadas atuando na Série B. O Verdão concretizou o sonho de retornar à elite ao vencer o Oeste por 3 a 1 na noite deste sábado (17), na Arena Barueri. Por ironia do destino, o lateral-direito Alex Silva, muito contestado pela torcida ao longo da temporada, foi o autor de dois dos três gols da virada alviverde em São Paulo.
Com 60 pontos e na vice-liderança, o Verde só pode ser ultrapassado por dois clubes, garantindo-se assim na elite nacional. A festa esmeraldina está marcada para o próximo sábado (24), quando o Goiás enfrenta o Brasil de Pelotas, no Serra Dourada, às 17h.
Veja como foi o confronto lance a lance
Sonolento
O primeiro tempo foi de muitíssima marcação e raríssimas finalizações. Chances claras de gol os times não conseguiram produzir. O jogo teve muitas faltas, encontrões e pouca bola rolando. Por isso, a primeira finalização relevante veio aos 18 minutos, quando Rafinha arrematou a média distância. A bola pingou no gramado, mas Airton foi seguro na defesa.
O Oeste só chegou aos 36 minutos, quando Marcinho fez excelente levantamento para Bruno Lopes. O atacante cabeceou a bola baixa e obrigou Tiago Cardoso a fazer boa defesa para evitar o gol rubro-negro. Entre uma bola parada e outra, o Verde ainda tentou ameaçar, mas pouco assustou o arqueiro Airton no que restou da etapa inicial.
Ironias do destino
O roteiro etapa final foi muito semelhante ao do primeiro tempo até os 20 minutos, quando Mazinho fez o público acordar. O meia recebeu ótimo passe em profundidade e tocou na saída de Tiago Cardoso para fazer o primeiro gol do jogo. O lance não serviu apenas para acordar a torcida, mas também o Goiás. Logo depois de sair atrás, o Verdão empatou. Em cruzamento de Giovanni, Alex Silva cabeceou bem e fez a festa dos esmeraldinos.
Com o Verdão aceso, a virada não demorou. Dez minutos depois, o contestado Alex Silva, mais uma vez e por ironia do destino, foi quem tirou o grito entalado de ‘Série A’ dos corações alviverdes. O lateral aproveitou ótimo contragolpe e bateu para marcar. O lateral Conrado, contudo, atrapalhou no primeiro instante. Depois, porém, ele tocou para o gol e colocou os visitantes à frente no placar.
O Oeste também precisava do resultado para fugir do rebaixamento e então se lançou ao ataque. Isso deixou muito espaço para o Goiás nos minutos finais, e o contra-ataque esmeraldino se mostrou outra vez implacável. No último lance, Viçosa avançou até a entrada da área e serviu Giovanni. O meia teve tempo e espaço para bater com categoria no canto de Airton e decretar que o Verdão é de Série A.
Ficha Técnica
Oeste 1 x 3 Goiás – 37ª rodada da Série B
Data: 17 de novembro de 2018
Horário: 21h
Local: Arena Barueri; Barueri, SP
Árbitro: Emerson Ferreira (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG)
Amarelos: Rafinha, Júnior Viçosa, João Afonso (GOI); Betinho (OES)
Gols: Mazinho, aos 20’2T (OES); Alex Silva, aos 22’2T, aos 32’2T, e Giovanni, aos 50’2T (GOI)
Oeste: Airton; Adriano Alves, Joílson, Jomar (Raphael Luz) e Conrado; Lídio, Betinho e Marciel; Mazinho, Márcio Vieira (Ceará) e Bruno Lopes (Pedrinho).
Técnico: Roberto Cavalo.
Goiás: Tiago Cardoso; Alex Silva (Caíque Sá), Victor Ramos, David Duarte e Ernandes; Gilberto, João Afonso (Léo Sena) e Giovanni; Michael, Rafinha (Maranhão) e Viçosa.
Técnico: Ney Franco.