O campeão goiano de 2018 será conhecido neste domingo, 8 de abril. A partir das 16h, Goiás e Aparecidense medem forças no Serra Dourada. De um lado estará o time esmeraldino, que busca manter a hegemonia e conquistar o tetracampeonato consecutivo. Em caminho contrário aparece o Camaleão, que tenta o seu primeiro título estadual.
O jogo de ida terminou empatado em 0 x 0, no Aníbal Batista de Toledo. Em caso de nova igualdade, independente do placar, a decisão vai para os pênaltis.
Campanhas
Para chegar até aqui, cada clube fez 17 jogos. Embora tenham se classificado com certa tranquilidade para a fase semifinal, tanto Camaleão quanto o Esmeraldino, sofreram para passar por Vila Nova e Anapolina. O destino, porém, garantiu que os clubes, após avançarem nos pênaltis, se reencontrassem em uma decisão estadual depois de três anos.
O Goiás venceu 9 partidas, empatou 4 e perdeu 4, além de ter marcado 25 gols e sofrido 14. A Aparecidense ganhou 6 jogos, empatou 8 vezes e foi derrotada em 3 oportunidades. Além disso, anotou 23 gols e sofreu 14.
Ineditismo x Hegemonia
O Camaleão tenta seu primeiro título estadual em quase 33 anos de história. O clube da Grande Goiânia se consolidou nos últimos anos como a principal força de fora da capital. O trabalho da diretoria levou ao vice-campeonato em 2015, mas a expectativa para este ano é de finalmente ficar com o troféu.
Meia Washington diz que não há clima de revanche pelo lado do Camaleão
Para isso, porém, a Aparecidense precisa quebrar a hegemonia do Goiás no estado. O clube esmeraldino é o maior vencedor do Goianão e busca seu 28º título e o tetracampeonato consecutivo. A dinastia alviverde chegou às últimas oito finais estaduais. Das últimas 24 decisões, o Verde ficou fora apenas de três (1995, 2004 e 2010).
Escalações
O Goiás deve ter uma alteração. Após cumprir suspensão, o zagueiro Eduardo Brock retorna no lugar de Raphael Silva. Apesar de ter deixado o jogo do último fim de semana com dores, Carlos Eduardo está confirmado no duelo.
Time esmeraldino conquistou título sobre Aparecidense em 2015. Relembre!
Pelo lado visitante, o treinador Márcio Azevedo conta com o elenco completo à disposição. O zagueiro Filipe Costa volta de suspensão, enquanto os laterais Rafael Cruz e Helder estão recuperados de lesões.
Retrospecto
O Goiás tem ampla vantagem no retrospecto deste confronto. Em 25 jogos, foram 18 vitórias esmeraldinas, seis empates e apenas dois triunfos da Aparecidense. O dado curioso é que o Camaleão jamais derrotou o Alviverde atuando no Aníbal Batista de Toledo. Neste ano, além do empate sem gols na ida da final, os comandados de Hélio dos Anjos venceram a equipe de Aparecida de Goiânia duas vezes na fase de classificação.