Os sete clubes goianos que estão no Campeonato Brasileiro venceram apenas dois dos 18 jogos que disputaram até aqui. Os únicos que conquistaram um triunfo nos primeiros duelos das quatro séries dos torneios nacionais foram Aparecidense e Grêmio Anápolis. Dos 54 pontos disputados até aqui, nossas equipes levaram somente 14, com aproveitamento de 25,92%.
O Camaleão foi o primeiro a vencer. Fora de casa, em Erechim, o time goiano bateu o Ypiranga-RS por 2 a 0 na estreia. Depois disso, porém, perdeu para Mirassol e Manaus e está na metade de baixo da tabela da Série C.
Mais do futebol goiano
Goiás tenta reação tardia, mas perde em SC
O outro vitorioso foi o Grêmio Anápolis. A Raposa venceu seu primeiro jogo na temporada na estreia da Série D, também fora de casa, contra o Ação-MT. Depois, empatou com o Ceilândia no Jonas Duarte.
O início ruim do futebol goiano, porém, espanta. Nas três principais divisões, o melhor aproveitamento é da Aparecidense, com 33%. Atlético-GO e Vila Nova têm 22,2%, e o Goiás conquistou apenas 11,1% dos pontos. O trio da capital está na zona de rebaixamento em suas respectivas séries.
Na Série D, que tem um jogo a menos, o Grêmio Anápolis ainda ostenta um aproveitamento de 66,6% dos pontos. Iporá e Anápolis têm um ponto cada um.
Veja a campanha de cada goiano
Série A
Atlético-GO – três jogos, dois empates e uma derrota – 22,2% de aproveitamento
Goiás – três jogos, duas derrotas e um empate – 11,1% de aproveitamento
Série B
Vila Nova – três jogos, dois empates e uma derrota – 22,2% de aproveitamento
Série C
Aparecidense – três jogos, uma vitória – 33% de aproveitamento
Série D
Grêmio Anápolis – dois jogos, uma vitória e um empate – 66% de aproveitamento
Iporá – dois jogos, uma derrota e um empate – 16% de aproveitamento
Anápolis – dois jogos, uma derrota e um empate – 16% de aproveitamento