A Série D de 2025 está prestes a começar, tendo a participação de quatro equipes goianas. O Goianésia é uma delas e quer usar a competição nacional para dar a volta por cima na temporada. Tendo ficado em 8º no Goianão do último ano, o Azulão do Vale conseguiu se classificar para a 4ª divisão após herdar a vaga do Anápolis.
O ano não começou da melhor forma para o Goianésia. Na disputa do estadual, foram 11 partidas jogadas: duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas. O desempenho culminou no rebaixamento para a Divisão de Acesso, após sete anos na elite.
Mais da Série D:
Goiatuba retorna ao cenário nacional após 22 anos e projeta boa campanha
Goiânia reformula todo o elenco e sonha com acesso
Aparecidense quer apagar Goianão e deseja um novo acesso nacional
Agora, com a Série D pela frente, o Azulão do Vale busca fechar a temporada de forma positiva. O time iniciou os treinamentos em meados de março, manteve algumas peças e se reforçou com outras visando o nacional. Segundo o diretor de futebol Fabrício Leopoldo, o Goianésia tem objetivos definidos no Brasileirão.
“As expectativas são boas, as melhores possíveis. O primeiro objetivo nosso é classificar entre os quatro (do grupo). O segundo objetivo nosso é, depois no mata-mata, quem sabe, chegar e beliscar um acesso. A gente espera fazer um bom campeonato, uma boa série D, bem diferente do que foi no Campeonato Goiano. Haja vista que o presidente Alcir, da Fricó, está dando todo o apoio, tanto na parte de planejamento financeiro e também na parte estrutural”, comentou o dirigente em entrevista ao Esporte Goiano.
“Mais rápido e mais novo”
As contratações pontuais do Goianésia para a Série D buscaram, segundo o diretor, tornar a equipe mais “rápida e nova”. Entre os que chegam, há os nomes do lateral-direito Lucas Lima, do zagueiro Caio Dias, do meia Ygor e do atacante Wesley. Todos com idade entre 21 e 24 anos, ressaltando as prioridades mencionadas.
As principais contratações são o atacante Mosquito, que vem de 17 gols marcados desde 2024, e o meia Bruninho, um dos destaques do Costa Rica-MS nos últimos anos. Também chega o goleiro Wallace, titular do Inhumas no Goianão.
Entretanto, a mudança mais impactante acontece fora das quatro linhas. Gilberto Carlos Nascimento, o Betinho, chega para comandar a equipe no Brasileirão da Série D. Com 58 anos, o técnico acumula grandes campanhas pelo Confiança-SE e outras equipes nordestinas.
Retrospecto na Série D
Em 2025, o Goianésia Esporte Clube vai para sua 7ª participação no campeonato nacional. A última havia sido em 2021, quando caiu na 1ª fase da Série D. As demais foram em 2013, 2014, 2015, 2016 e 2020.
O melhor desempenho do Azulão do Vale foi justamente em 2020, quando parou no Marcílio Dias-SC, nas oitavas de final. Embora tenha terminado entre as 16 melhores equipes, o Goianésia não conseguiu o acesso na ocasião.
Provável time e estreia
O Goianésia abre sua jornada na Série D de 2025 neste domingo (20) diante do Ceilândia-DF, no Estádio Valdeir José de Oliveira, às 15h30. A provável escalação titular do Azulão consiste em: Wallace; Lucas Lima, Luiz Fernando, Tibúrcio e Ian Prado; Jô, Tabata e André Oliveira; Mosquito, Bruninho e Jackson.