Dois goianos foram destaque no Kukkiwon Special DAN Promotion Test, que ocorreu no último fim de semana, no Clube Militar do Rio de Janeiro. A mestre Ariane Chagas e o grão-mestre Ricardo Favorito representaram o estado para obter a graduação que tem validade internacional no taekwondo.
De Goiânia, Chagas, coordenadora de Poomsae da Federação Goiana de Taekwondo (FGTKD), detém a graduação de 4º DAN. Favorito, por sua vez, é de Pires do Rio, ex-presidente da FGTKD tem a titulação de 8º DAN. Uma equipe goiana participou, e a dupla obteve as melhores notas do evento.
Mais das lutas
Judô espera melhorar rendimento nacional em 2024
De acordo com a organização do evento, todos os resultados dos exames serão encaminhados para o Kukkiwon Brasil, e o escritório enviará para suas respectivas federações filiadas em 90 dias.
“Foi muito difícil, mas valeu a pena ter sido persistente e superar as dificuldades e limitações para chegar no final com a sensação de dever cumprido”, disse Ricardo Favorito ao EG.
Favorito atingiu o 8º DAN no ano passado e está próximo da graduação máxima do taekwondo, que é o 9º DAN. Para chegar lá, são necessários oito anos na atual titulação e ter, no mínimo, 55 anos de idade. Na prática, o goiano pode alcançar o último nível aos 59 anos e, talvez, se deslocar até a Coreia do Sul. O evento no Rio de Janeiro, por exemplo, não teve 9º DANs credenciados pela Kukkiwon.