Em João Pessoa (PB), as Paralimpíadas Universitárias de 2022 foram concluídas com atuações excelentes do quadro de representantes de Goiás. Em diferentes modalidades, o estado levou para casa 46 medalhas por meio de seus atletas, com 26 ouros, 11 pratas e nove bronzes.
Mais do esporte goiano
Quase 30 goianos disputam Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15 de Judô
Goiano revela baque após cancelamento da natação no Fisu América Games
Começando pelo atletismo, Túlio Balduíno, da PUC-GO, acumulou três ouros nos 100m, 200m e 400m. Além dele, Walisson Henrique, da UFG, conseguiu um ouro nos 400m e uma prata nos 200m. Por fim, Uárlio Ozório, da Estácio, ficou com um ouro nos 400m de sua categoria, e dois bronzes, um nos 100m e outro nos 200m.
No arremesso de peso, Dayana Moraes, Ana Aurélia e Thiago Sousa, todos da UniRV, ganharam ouros em suas respectivas categorias. Lucas Vitor, também da UniRV, pegou a de bronze. Geovana Ramos, da UEG, por sua vez, ficou em quinto e não faturou medalha.
No lançamento de dardo, ouro para Ana Aurélia, Dayana Moraes e Thiago Sousa, além de prata para Geovana Ramos e bronze para Lucas Vitor. No lançamento de disco, ouro para Dayana Moraes e pratas para Ana Aurélia, Lucas Vitor e Thiago Sousa. Ainda, Geovana Ramos conquistou o ouro no salto em distância.
Natação, tênis de mesa, parabadminton e judô
Na modalidade de natação, os ouros goianos nas Paralimpíadas Universitárias foram de Geovana Ferreira (PUC), nos 50m livres; Genilton Silva (UNIP), nos 100m peito e 50m livre; e Paloma Gomes (Unicesumar), nos 50m livres, sendo que ela também conseguiu uma prata nos 100m livres.
Passando para o tênis de mesa, Oscar Júnior (IFG) pegou ouro no individual e prata no individual geral. Thais Severo (Estácio de Sá), por outro lado, conquistou dois ouros no individual e individual geral. Já Fernando Maike (UFG) pegou ouro no individual, duas pratas nas duplas e um bronze no individual geral.
No parabadminton, ouros para Adrick Miranda (Estácio de Sá) e Raysson Ferreira (UEG). Para concluir as Paralimpíadas Universitárias, no judô foram ouros para João Victor Santana (UFG), Jeferson Inácio (Universo), Isabelly Sthephany (UCS), Gabriela Vieira (Facunicamps) e Mayco de Souza (Estácio de Sá), esse último com dois.
Gabriela Vieira também pegou uma prata, enquanto João Victor e Jeferson Inácio conseguiram medalhas de bronze. Robson Soares (Uninter) ficou em quarto e infelizmente saiu sem medalhas.