Neste sábado (25), das 8h às 11h30, o Parque Municipal Odilon Soares recebe o 1º Desafio de Slalom em Cadeira de Rodas em Goiânia. Com categorias para crianças, jovens e adultos, a competição inclui disputas na cadeira de rodas manual e na motorizada. A estimativa da organização do campeonato é de contar com cerca de 40 a 50 pessoas.
Mais de outros esportes
Prefeitura de Goiânia lança projeto “Esporte nos Bairros”
Na onda olímpica, colégio abre oficina de skate em Goiânia
O Desafio Slalom em Cadeira de Rodas inclui um circuito combinado com diferentes modalidades. Entre elas, destacam-se dificuldades com rampas, voltas, mudanças de direção, giro em 360º e obstáculos. O objetivo do campeonato é finalizar as provas no menor tempo possível e com o menor número de erros.
O Esporte Goiano entrou em contato com Luzia Inêz, gerente de desportos paralímpicos da Secretaria Municipal dos Esportes, que explicou sobre o desenvolvimento de um torneio voltado para essa categoria esportiva.
“A ideia de construir o slalom em cadeira de rodas foi a partir de um curso de capacitação em manejo e condução de cadeira de rodas. Tivemos o conhecimento de que essa é uma atividade bastante difundida na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, Goiânia é uma das cidades pioneiras, depois de Porto Alegre e Recife”, destacou.
Entre todas as capitais do país, Goiânia será a segunda cidade a sediar um desafio slalom em cadeira de rodas. A expectativa é de que se torne um evento presente também nos próximos anos.