O VAR Light está de volta ao Goianão. Depois de ser utilizado como teste em duas partidas da 9ª rodada – Vila Nova x Inhumas e Goiás x Goianésia -, o recurso retornará para os duelos de ida e volta das semifinais. Além disso, as finais do Campeonato Goiano de 2023 terão o VAR completo, nos mesmos moldes das Séries A e B do Brasileirão.
Mais do futebol goiano
FGF define as datas e horários dos jogos das semifinais do Goianão de 2023
Elyeser comemora boa fase no Anápolis e diz ter se arrependido de deixar o Goiás
De acordo com o repórter Alexandre Ferrari, o CEO da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta, confirmou que o VAR Light e o VAR estarão nas próximas fases do Goianão. Portanto, naturalmente a entidade entrou em acordo com a 2Live, representante oficial da Fifa quanto ao uso da tecnologia.
O VAR Light custa de R$ 10 mil a R$ 12 mil por jogo, até 40% mais barato que a tradicional. A aparelhagem é mais enxuta, e a principal diferença é de que não há como traçar a linha de impedimento, mas as câmeras do jogo podem auxiliar o árbitro a tomar uma decisão nesses casos.
Na 1ª fase do Goianão, o uso do VAR Light gerou controvérsia no jogo entre Vila e Inhumas. Naquela ocasião, o técnico Claudinei Oliveira criticou a tecnologia e a FGF rebateu.