A última rodada da primeira fase do Goianão 2026 acontece em duas datas, no sábado (7) e no domingo (8), com todos os jogos marcados para às 16h. As partidas definem os últimos classificados às quartas de final, o primeiro time rebaixado de forma direta e as duas equipes que vão disputar o mata-mata pela permanência na primeira divisão do estadual.
MAIS DO GOIANÃO
Confira a tabela de classificação do Goianão 2026
Na parte de cima da tabela, seis equipes já garantiram vaga na próxima fase: Goiás, Vila Nova, Jataiense, Atlético Goianiense, Abecat e Anapolina. As duas vagas restantes seguem em disputa entre Anápolis, Crac, Centro-Oeste, Aparecidense e Goiatuba.
Na parte de baixo da tabela, o Inhumas, que soma apenas dois pontos, já está garantido, no mínimo, no playoff contra o rebaixamento.
Como chegam as equipes
Inhumas X Goiás
Atual líder da competição, o Goiás é o único time invicto no Goianão 2026. Com 17 pontos, o Esmeraldino soma cinco vitórias e dois empates, com o segundo melhor ataque da competição com 13 gols marcados e a melhor defesa com apenas um gol sofrido. O time precisa vencer para se manter na liderança e ter a vantagem de decidir os jogos em casa.
O Inhumas, que ainda não venceu na competição, é o lanterna do estadual, com apenas dois pontos. A Pantera precisa superar o esmeraldino e torce por um tropeço do Goiatuba ou por uma derrota da Aparecidense para não ser rebaixada de forma direta.
Vila Nova x Jataiense
O Vila Nova, já garantido nas quartas de final, ocupa a vice-liderança com 15 pontos, após cinco vitórias e duas derrotas. Para assumir a liderança, o Tigre precisa vencer a Jataiense e torcer por empate ou derrota do Goiás. Em caso de revés, pode cair para a sexta colocação.
A Raposa está colada nos times da ponta, e aparece na terceira posição, com 14 pontos. O time de Jataí perdeu apenas uma vez no campeonato e vem de duas vitórias consecutivas. Ainda com chances de chegar à liderança, a equipe precisa vencer o time colorado por seis gols de diferença e contar com uma derrota do Goiás.
Crac x Centro-Oeste
O equilíbrio marca a disputa entre Crac e Centro-Oeste. Em oitavo lugar, a equipe de Catalão precisa ganhar dentro de casa para se classificar para a próxima fase, se for derrotada pode cair para a penúltima colocação e disputar o mata-mata contra o rebaixamento.
Nono colocado, a equipe de Nerópolis conheceu sua primeira vitória na última rodada contra o Goiatuba. Também com seis pontos, o Centro-Oeste avança às quartas de final se vencer. Se perder, também entra na briga contra o descenso.
Goiatuba x Atlético-GO
O Goiatuba é o penúltimo colocado, com apenas uma vitória e quatro pontos somados. Pressionado, o Azulão do Sul recebe o Atlético Goianiense e não pode contar com menos que a vitória para escapar do rebaixamento e sonhar com uma classificação no G-8. A equipe precisa torcer por derrota da Aparecidense e empate entre Crac e Centro-Oeste.
Do outro lado, o Dragão ocupa o G-4, na quarta colocação, com 14 pontos. A equipe de Campinas não perde há três rodadas e entra em campo fora de casa disposta a vencer para se manter entre os melhores da competição. Em caso de tropeço, o time pode cair para a sexta posição.
Aparecidense x Abecat
A Aparecidense ainda tem chances de classificação, mas também corre risco de rebaixamento. O Camaleão ocupa a décima posição, com cinco pontos, e joga em casa contra a Abecat. Para fugir da segunda divisão, precisa ganhar seu jogo, já para se classificar na primeira fase, além da vitória, precisa que Crac e Centro-Oeste empatem.
Na quinta colocação, a Abecat, de Ouvidor, soma 13 pontos e chega à última rodada com chances de terminar na vice-liderança, desde que ela some os três pontos e os adversários à sua frente não vençam seus jogos. A Onça-Pintada busca fechar a primeira fase em alta e garantir uma posição melhor no mata-mata.
Anápolis x Anapolina
Anápolis e Anapolina fazem o clássico regional no Estádio Jonas Duarte. O Galo da Comarca chega para a rodada na sétima colocação, com oito pontos, após duas vitórias, dois empates e três derrotas. A equipe não tem chances de subir de posição, mas depende apenas de si para avançar na competição, em caso de derrota pode ser ultrapassado por Crac , Centro-Oeste ou Aparecidense, e entrar na zona de risco da competição.
Sexta colocada, a Rubra soma 12 pontos e já está classificada para os duelos das quartas de final, já que não pode ser ultrapassada por nenhuma equipe abaixo dela. Com campanha de quatro vitórias e três derrotas, a Xata é a quarta equipe com passes certos por jogo e a quinta em finalizações.

