Goianão 2020 mantém 18 datas e terá 10 clássicos na 1ª fase; veja os grupos

Foto: Willian Rommel/EG
Anúncios

Apesar da determinação da CBF para que os estaduais fossem reduzidos para 16 datas em 2020, o Goianão permanecerá com 18 janelas no calendário do próximo ano. Apesar dos votos de Atlético e Goiás pela diminuição, os outros 10 clubes votaram favoravelmente à manutenção da quantidade de jogos de 2019. O torneio começa dia 22 de janeiro e vai até 26 de abril.

Portanto, o Estadual terá 12 rodadas classificatórias, com os 12 times se dividindo em dois grupos de seis, que se enfrentam em turno e returno. Os oito melhores, independente das chaves, avançam às quartas de final, enquanto os dois piores serão rebaixados à Divisão de Acesso de 2021. (Veja os grupos abaixo).

Mais do futebol goiano
Verdão encara Galo nesta quarta
Dragão está perto do acesso
Vila tenta fugir da Série C

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas fases de quartas, semifinais e final, será mantido o modelo com jogos de ida e volta, totalizando as 18 datas. Não há gol qualificado nem vantagem por melhor campanha. Sendo assim, caso haja empate em número de pontos e gols no mata-mata, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Clássicos

A Federação Goiana de Futebol (FGF) garantiu a possibilidade de que os clássicos sejam realizados nos estádios particulares dos clubes (Antônio Accioly, Serrinha e OBA). Nesses casos, somente torcedores da equipe mandante poderiam comparecer. O Goiânia mandará os dérbis no Olímpico, com possibilidade de duas torcidas.

Na primeira fase, serão 10 clássicos. Com Goiás e Goiânia na chave B, Vila Nova e Atlético no grupo A, serão oito dérbis na capital. Além disso, há o clássico entre Anapolina e Anápolis, que ocorrerá duas vezes na etapa classificatória.

VAR

A FGF permitiu aos clubes instituir o VAR a qualquer momento no Goianão 2020. Porém, o custo, estimado em R$ 50 mil por jogo, ficará a cargo dos clubes. Portanto, alguns jogos podem utilizar o recurso do árbitro de vídeo; outros não.

Confira os grupos do Goianão 2020

Grupo A: Anapolina, Aparecidense, Atlético, Goianésia, Iporá e Vila Nova
Grupo B: Anápolis, Crac, Goiânia, Goiás, Grêmio Anápolis e Jaraguá

Comentários

comentários

PUBLICIDADE