Revelação do vôlei goiano, a jovem Sophia Tomaz, de apenas 12 anos, treinará num dos principais clubes esportivos do país. A atleta passou numa seletiva do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, e está de malas prontas para a capital mineira.
Antes de se transferir para o Minas, Sophia treinava no Vila Nova, sob as ordens do técnico Neilon Carlos. Ele, aliás, foi um dos treinadores que incentivaram e viram o talento da jovem despontar já tão cedo.
Mais do vôlei
Vila estreia na Superliga B no fim de semana
Jogo do Goiás é adiado por surto de covid
A veia de Sophia pelo vôlei, aliás, quem enxergou primeiro foi o amigo do pai da garota, Rogério. Numa habitual partida na areia entre amigos, a jovem, ainda com nove anos, entrou para completar o time. Foi aí que o talento se mostrou.
“Um amigo viu ela jogando, com nove anos, falou que ela tinha jeito. Aí coloquei-a em escolinha. Daí para frente, tudo que disputou em Goiânia, ela ganhou”, disse o pai orgulhoso.
Sophia começou no Sesi Ferreira Pacheco. Depois de um ano por lá, começou a treinar com Neilon Carlos. Foram dois anos sob o comando dele, inclusive no Vila Nova. O técnico, mais que ajudar no desenvolvimento, também foi fundamental para a chance no Minas. “Ele que colocou-a nessa situação, viabilizou a participação na seletiva”, relatou Rogério.
A primeira etapa da seletiva foi feita a distância, por vídeo. Mais de 500 meninas, de 12 a 16 anos, concorreram. Dessas, 35 atletas de 12 anos foram chamadas a Belo Horizonte. Somente Sophia e uma atleta de Mato Grosso foram selecionadas na avaliação presencial, em outubro do ano passado.
Mudança de casa
Da cidade natal, Sophia e a família vão para Belo Horizonte. Ela começa a treinar no Minas no dia 7 de fevereiro para seguir o sonho de se tornar profissional. No sub-12, ainda não há posicionamento oficial, mas Rogério relatou que o técnico dela em BH planeja utilizá-la como levantadora no sub-16. Entre os familiares, ninguém esconde o orgulho.
“Ela e todos nós ficamos muito felizes. Ela sabe o que é o Minas. Quando você vai lá e vê o clube, entende o que é a preparação. Ainda cruza com as jogadoras da seleção, como a Macris, que foi lá parabenizá-la”, relata o pai.
Em Goiânia, Sophia e a família deixam muitos amigos. Colégio e apartamento já estão garantidos em Belo Horizonte. Todo o suporte é para que a jovem goiana realize o sonho de se profissionalizar num dos principais clubes do país.