A Federação Goiana de Basquete (FGB) anunciou nesta terça-feira (1) uma punição que retirou os pontos do Goiânia no estadual, mudando a classificação da primeira fase. Destarte, o Vila Nova/AEGB termina em primeiro lugar, e o time alvinegro encerra em último.
O Galo foi punido por ter excedido o total de atletas vinculados em outra federação sem o pagamento de taxa de transferência. O limite, pelo regulamento, é de três jogadores forasteiros sem a necessidade de efetuar a quitação. A FGB, porém, contabilizou quatro federados em outro estado.
Mais do basquete
Confira a tabela e a classificação
Goiânia havia derrotado o Vila no último domingo
Vila Nova e Vultures ficaram com a mesma pontuação. Os colorados, porém, ficam em vantagem de oito no saldo de cestas do confronto com os anapolinos. Com isso, o Tigre, s avançar a decisão, poderá decidir o título estadual em Goiânia.
Com a perca de pontos do Galo, contudo, os confrontos das semifinais não mudaram. O Retorno Basquete Goiás (RBG), agora terceiro colocado, encara o Vultures em Anápolis. Vila Nova e Goiânia duelam no Rio Vermelho. As semifinais serão no sábado (5), enquanto a decisão do título e do terceiro lugar ficou para domingo (6).