Um time que faz valer o “mando de campo”. É assim que pode ser descrito o Ferroviário, próximo adversário do Vila Nova na Série C, no sábado, 17h, na Arena Castelão. Em nove jogos como mandante na atual temporada, o Ferrão conquistou seis vitórias, dois empates e só foi derrotado em uma oportunidade, na quinta rodada do estadual, pelo Atlético Cearense, por 4 a 2.
Além disso, o elenco coral possui dois jogadores ex-Vila Nova: o zagueiro Vitão e o volante Felipe Macena, que tiveram passagens discretas pelo time goiano.
Mais do Tigrão:
Lucas Silva lembra breve passagem no futebol paulista: “deu confiança para voltar ao Vila”
Com estacionamento finalizado, Vila avança em obras do CT
História
O Ferroviário Atlético Clube foi fundado em 09 de maio de 1933, no Setor de Locomoção da Rede de Viação Cearense (RVC), é considerado a maior expressão esportiva de raízes operárias do Brasil.
Assista os jogos do Vila Nova na Série C. Clique aqui e ganhe um mês de DAZN!
O Ferrão, como também é conhecido, foi Campeão Brasileiro da Série D em 2018, tornando-se o primeiro clube da capital cearense a conquistar uma competição de nível nacional. Além disso, a equipe coral foi nove vezes campeã estadual com as conquistas: 1945, 1950, 1952, 1968, 1970, 1979, 1988, 1994 e 1995.
O Ferroviário já teve como mascotes “não-oficiais”: o trem e a cobra coral. Mas, desde a construção do campo na Barra do Rio Ceará, foi oficializada a mascote que permanece até os dias de hoje, o Tubarão, que é representado nos jogos pelo carismático “Tutuba”.
Retrospecto
Vila Nova e Ferroviário já se enfrentaram duas vezes na história, sendo os dois confrontos pela Copa do Brasil. Portanto, este será o primeiro duelo na Série C do Campeonato Brasileiro.
Em 2018, pela terceira fase da Copa do Brasil, as equipes fizeram duas partidas. O jogo de ida, no Estádio Presidente Vargas, terminou empatado em 1 a 1. No duelo de volta, no Estádio Serra Dourada, o Ferroviário derrotou o Vila Nova pelo placar de 1 a 0.
Desempenho em 2020
Até o momento, na temporada, o Ferrão disputou 17 partidas – sendo 15 pelo Campeonato Cearense e duas pela Série C -, tendo conquistado 8 vitórias, 5 empates e sofrido 4 derrotas. O ataque balançou as redes adversárias 16 vezes, enquanto a defesa foi vazada em 12 oportunidades.
No Estadual, a equipe tricolor se classificou à semifinal, após terminar em terceiro lugar. Porém, o Ferrão foi eliminado após ser derrotado pelo Ceará, pelo placar de 1 a 0, em jogo único.
Assista os jogos do Vila Nova na Série C. Clique aqui e ganhe um mês de DAZN!
O time
O Ferroviário é treinado por Marcelo Vilar desde junho de 2020. Essa é a quarta passagem do profissional pelo time coral.

A primeira ainda no começo de sua carreira, em 1999; a segunda, em 2017, quando o Tubarão retornou à primeira divisão cearense e conquistou um surpreendente vice-campeonato estadual. Em 2018, já na terceira passagem, Vliar teve as principais glórias pela equipe: ao ser campeão da Série D do Campeonato Brasileiro e da Taça Fares Lopes.
Nesta quarta passagem pelo clube, Marcelo Vilar fez quatro jogos oficias, conquistando uma vitória, um empate e sofrendo duas derrotas; aproveitamento de 33,33%.
Os grandes destaques do Ferrão são os jogadores: Lucas Hulk e Wellington Rato, que nessa Série C do Campeonato Brasileiro foram os responsáveis pelos três gols da equipe coral na competição.
Time-base: Nícolas; Gabriel Cassimiro, Vitão, Willian Machado e Tiago Costa; Lucas Hulk, Diego Lorenzi e Wellington Rato; Caíque, Siloé e Willian Lira.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.