5.6 C
New York
terça-feira, agosto 11, 2020
Início Mais Esportes Atletismo Fase final dos JUB's 2020 é cancelada pela CBDU

Fase final dos JUB's 2020 é cancelada pela CBDU

A fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB's) 2020 foi cancelada. O comunicado oficial foi emitido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) no último sábado (11). As decisões da competição seriam em outubro, em Brasília.

Segundo a CBDU, foram consultadas as federações universitárias estaduais, as instituições de ensino superior e também os atletas de todas as regiões do Brasil. Com base nesse diálogo, a entidade decidiu cancelar a edição deste ano.

Mais dos esportes em Goiás
Atleta do vôlei de praia organiza vaquinha para cirurgia
Calendário infanto-juvenil do tênis é interrompido

Com 4 mil pessoas envolvidas na fase final dos JUB's, seria impossível garantir a segurança sanitária, conforme a CBDU. A entidade citou, além do risco de contaminação, os cenários epidemiológicos diversos em cada estado e a falta de previsão das atividades presenciais do desporto universitário, o que atrasaria as finais.

Confira a íntegra do comunicado da CBDU

A CBDU – Confederação Brasileira do Desporto Universitário comunica oficialmente o CANCELAMENTO dos JUBs – Jogos Universitários Brasileiros Fase Final 2020. A decisão foi tomada após pesquisa realizada entre os integrantes do sistema universitário: Federações Universitárias Estaduais – FUEs, Instituições de Ensino Superior – IES e alunos/atletas das cinco regiões do Brasil, a qual foi pautada na priorização da preservação da saúde e integridade física de todos os participantes.

Com base nestas pesquisas, foram realizadas reuniões virtuais entre o Conselho Diretivos, Comitê de Crise COVID-19, representantes das 27 FUEs e membros da Comissão de Atletas da CBDU, e concluiu-se que diversos fatores decorrentes da pandemia de COVID-19 impedem a organização segura do evento, que reúne anualmente, somente na Fase Final cerca de 4 mil pessoas, sem contabilizar as Conferências Regionais.

Para melhor ilustrar, podemos listar:

• Risco de contaminação em ambiente não controlado diretamente pela CBDU (transporte – aéreo e terrestre – até a cidade-sede, hotéis, centros comerciais, etc.);

• Cenários diferenciados entre as situações de cada unidade Federativa em relação à pandemia;

• A não previsão exata do retorno do calendário universitário presencial, o que pode comprometer o processo classificatório para a Fase Final.

Tendo toda essa exposição, agradecemos a todos que estão envolvidos e continuamente trabalham para o restabelecimento do desporto universitário em nosso país e mundial.

Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730 e Jornal Diário do Estado.
Anúncio

Últimas

Dirigente informa que contraprova de atletas do Vila deu negativo para Covid-19

Vice-presidente do Vila Nova, Leandro Bittar usou uma rede social para informar, na noite desta segunda-feira (10), que a contraprova feita nos dois atletas do Vila Nova, que ficaram fora da estreia na Série C, apresentou resultados negativos.

Goleiro do Grêmio Anápolis é emprestado para clube português

O Grêmio Anápolis comunicou nesta segunda-feira (10) que emprestou o goleiro Thiago Valle ao Varzim Sport Club, da LigaPro, segunda divisão do futebol de Portugal.

Atlético é favorável a mudança de laboratório nos exames de Covid-19

O Atlético irá procurar novas opções para as realizações de exames de Covid-19 no elenco, no decorrer da Série A. Depois dos...

De olho na Série D, Aparecidense inicia atividades

A Aparecidense iniciou os trabalhos visando a Série D 2020. Na tarde desta segunda-feira (10), dez jogadores iniciaram as atividades no clube, seguindo protocolos de segurança e prevenção.

Embalada, Rensga encara Team oNe de olho em decisão inédita

A Rensga faz o maior jogo de sua história nesta terça-feira (11). Às 18h, a organização goiana duela com a Team oNe,...
Anúncio