A fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) 2020 foi cancelada. O comunicado oficial foi emitido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) no último sábado (11). As decisões da competição seriam em outubro, em Brasília.
Segundo a CBDU, foram consultadas as federações universitárias estaduais, as instituições de ensino superior e também os atletas de todas as regiões do Brasil. Com base nesse diálogo, a entidade decidiu cancelar a edição deste ano.
Mais dos esportes em Goiás
Atleta do vôlei de praia organiza vaquinha para cirurgia
Calendário infanto-juvenil do tênis é interrompido
Com 4 mil pessoas envolvidas na fase final dos JUB’s, seria impossível garantir a segurança sanitária, conforme a CBDU. A entidade citou, além do risco de contaminação, os cenários epidemiológicos diversos em cada estado e a falta de previsão das atividades presenciais do desporto universitário, o que atrasaria as finais.
Confira a íntegra do comunicado da CBDU
A CBDU – Confederação Brasileira do Desporto Universitário comunica oficialmente o CANCELAMENTO dos JUBs – Jogos Universitários Brasileiros Fase Final 2020. A decisão foi tomada após pesquisa realizada entre os integrantes do sistema universitário: Federações Universitárias Estaduais – FUEs, Instituições de Ensino Superior – IES e alunos/atletas das cinco regiões do Brasil, a qual foi pautada na priorização da preservação da saúde e integridade física de todos os participantes.
Com base nestas pesquisas, foram realizadas reuniões virtuais entre o Conselho Diretivos, Comitê de Crise COVID-19, representantes das 27 FUEs e membros da Comissão de Atletas da CBDU, e concluiu-se que diversos fatores decorrentes da pandemia de COVID-19 impedem a organização segura do evento, que reúne anualmente, somente na Fase Final cerca de 4 mil pessoas, sem contabilizar as Conferências Regionais.
Para melhor ilustrar, podemos listar:
• Risco de contaminação em ambiente não controlado diretamente pela CBDU (transporte – aéreo e terrestre – até a cidade-sede, hotéis, centros comerciais, etc.);
• Cenários diferenciados entre as situações de cada unidade Federativa em relação à pandemia;
• A não previsão exata do retorno do calendário universitário presencial, o que pode comprometer o processo classificatório para a Fase Final.
Tendo toda essa exposição, agradecemos a todos que estão envolvidos e continuamente trabalham para o restabelecimento do desporto universitário em nosso país e mundial.