O Campeonato Goiano Feminino começa no próximo sábado (03), e contará com algumas equipes estreantes. Entre elas está o Abadia, que uniu forças com o Fúria, equipe tradicional no futebol amador goiano e vice-campeão feminino da Taça das Favelas em 2023. Como a Taça das Favelas exige que o nome das equipes sejam o próprio bairro ou comunidade, o Fúria disputou a competição com a alcunha do Montes Belos.
Mais do futebol feminino:
-> Com dificuldades, Aliança busca força na base para buscar o tri do Goianão Feminino.
-> Em sua segunda participação no Goianão Feminino, River Trindade promete surpreender
De acordo com José Carlos, presidente do Abadia, sempre foi um sonho conseguir disputar um campeonato feminino federado. Ele apresentou o projeto de parceria ao técnico e fundador do Fúria, Renan Noleto, que abraçou a causa. Hoje, as equipes realizam seus treinos duas vezes na semana, e revezam entre Senador Canedo (cidade do Fúria) e Abadia.
“Hoje estamos podendo disputar um campeonato profissional e federado com nossas meninas. Fiz esse projeto social pensando justamente em dar oportunidade para as meninas, ver elas jogando, mandar atletas para Vila, Goiás, Atlético-GO… Eu não dei oportunidade só para duas, três do projeto, consegui profissionalizar e oferecer um contrato profissional para todas”, afirma o treinador Renan Noleto.
Oportunidade
Taty, capitã da equipe, falou em entrevista ao Esporte Goiano sobre a oportunidade de disputar um campeonato federado. “Meninas que jogavam bola na rua, meninas que desde pequena tinham o sonho de jogar por um time profissional, meninas que só viam na televisão um sonho distante porque sabiam que o futebol feminino não tem tanta oportunidade. Chegar em um campeonato goiano é muito satisfatório”, afirmou.
“A primeira competição federada, tanto minha quanto 95% do time, então essa oportunidade que o Abadia está dando pra equipe em si é muito importante exatamente por isso né, são sonhos de meninas que sempre quiseram jogar futebol, que sempre quiseram mais”, completou Taty.
O Abadia faz sua estreia neste sábado (03), diante do Atlético-GO em casa, no Estádio Bolachão, às 15h30.
Elenco do Abadia para o Goianão Feminino 2024:
Camilla Noleto (GOL)
Rosângela (GOL)
Thayane Silva (LD)
Emely Moreira (LD)
Diana Brito (LD)
Anne da Silva (ZAG)
Eliene Dourado (ZAG)
Luzia Lima (ZAG)
Eva Souza (LE)
Jéssica Silva (LE)
Samara Rosa (VOL)
Tati Soares (VOL)
Gabriela Antunes (VOL)
Kamilly Silva (VOL)
Sarah Santos (MEI)
Amanda Nascimento (MEI)
Ana de Abreu (MEI)
Brenda Alves (MEI)
Tatiane de Jesus (MEI)
Talia Brito (ATA)
Gabrielle Alves (ATA)
Jociane Nascimento (CA)
Renan Noleto – Técnico
Ashley Oliveira – Auxiliar técnica
Hakineen Kluivert – Mídias