Na noite desta segunda-feira, Aparecidense e Vila Nova decidiram a segunda vaga para a final do Campeonato Goiano em partida eletrizante. A bola rolou no estádio Aníbal Batista de Toledo e o jogo ficou empatado em 2×2 – resultado que garantiu o Tigre na decisão, já que venceu a primeira partida por 2×1.
O Camaleão abriu o placar com Washington, de falta. O Vila Nova empatou com golaço de Geovane, de fora da área, pela esquerda. Helder colocou o Camaleão à frente novamente ainda no primeiro tempo, após bate e rebate na área. Moisés deixou tudo igual aos 17 minutos do segundo tempo, após chute cruzado de Matheus Anderson. Elisson ainda defendeu cobrança de pênalti de Murilo, aos 37 minutos da etapa final.
Com o resultado, o Vila Nova chega à final do Goianão após 12 anos de jejum. A última vez havia sido em 2005, quando foi campeão em cima do rival Goiás. Nesta temporada, o Tigre vai decidir o campeonato novamente contra o maior rival, que garantiu vaga na final após ganhar o primeiro jogo e empatar no segundo, diante do Atlético.
A bola vai rolar para o primeiro jogo da grande decisão neste domingo, dia 30, às 16h, no Estádio Serra Dourada. Nenhum time possui vantagem para a final, a não ser a do mando de campo – o Goiás terminou na frente do Tigre na classificação geral. Mas as duas partidas serão no Serra.
O jogo
O jogo começou movimentado para os dois lados. Logo aos cinco minutos de jogo, a primeira chegada com perigo no jogo. Wallyson cobrou falta pela direita, Wesley Matos cabeceou e, no complemento, por pouco Moisés não alcançou a bola, que morreu na linha de fundo. Aos 15 minutos, o Camaleão abriu o placar no Aníbal Batista de Toledo. Fagner fez falta perigosa em Murilo na entrada da área. Na cobrança, Washington mandou chute forte, a bola explodiu na barreira, enganou o goleiro Elisson e entrou.
O jogo seguiu equilibrado. Aos 36 minutos, foi o momento do Tigre marcar. Moisés tentou jogada pelo meio, a zaga da Aparecidense desestabilizou o jogador. Na sobra, a bola sobrou com Geovane, na esquerda, que dominou a bola e mandou um chute forte, de fora da área, sem chance de defesa para o goleiro Pedro Henrique. O Camaleão voltou à frente no placar aos 44 minutos. Murilo fez jogada pela direita e cruzou rasteiro, Wesley Matos tirou e mandou no travessão. Na sobra, Tozin chutou e Elisson espalmou. Helder estava esperto no rebote e marcou o gol.
O segundo tempo começou movimentado. A equipe colorada arriscava chutes de fora da área em busca do empate. Aos 12 minutos, a Aparecidense teve a primeira chance real. Robert cobrou escanteio e a bola sobrou com Mirita, que escorou para Tozin. O camisa nove chutou forte e Maguinho fez verdadeiro milagre, tirando a bola em cima da linha. Na sequência, a bola se perdeu em tiro de meta.
Aos 17 minutos, o Vila Nova chegou ao empate. Matheus Anderson avançou pela esquerda e chutou cruzado, a bola passou do goleiro Pedro Henrique e sobrou com Moisés, que não perdoou e deixou tudo igual no estádio. Aos 37 minutos, pênalti para a Aparecidense. Murilo cobrou falta da intermediária para a área, Mirita subiu cabeceando junto com Alemão e a bola acabou esbarrando no braço do zagueiro colorado. Na cobrança de Murilo, o goleiro Elisson saltou para espalmar a bola e mandar para a linha lateral.
No fim do jogo, o Vila continuou pressionando a fim de controlar o resultado e até ampliar o placar. Aos 41 minutos, Maguinho arrancou da direito para a esquerda e tocou e Matheus Anderson. O atacante puxou para o meio e arriscou o chute. A bola passou tirando tinta da trave de Pedro Henrique. A partida foi até os 50 minutos e o Tigre tratou de gastar o tempo até lá.