A principal novidade adotada pela Federação Goiana de Futebol (FGF) em relação à Divisão de Acesso do Campeonato Goiano foi a data. Diferente de outras temporadas, a 2ª divisão estadual vai começar em 10 ou 11 de agosto e se estenderá até o dia 13 de outubro.
A definição veio após o Conselho Técnico, realizado na tarde desta terça-feira (7), na sede da entidade, em Goiânia. Outra norma aprovada foi a obrigatoriedade de que, no mínimo, sete jogadores de até 23 anos devem ser relacionados pelos participantes para cada jogo do torneio.
Grupos e fórmula
Os oito times integrantes do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso de 2019 são: Anápolis e Rio Verde, rebaixados no Goianão 2018; Jataiense, América de Morrinhos, Trindade e Jaraguá remanescentes da edição do ano passado, além de Morrinhos e Aparecida, que ascenderam da Terceira Divisão de 2018.
A chave A tem América de Morrinhos, Jaraguá, Rio Verde e Aparecida. Os times do grupo B são: Anápolis, Morrinhos, Jataiense e Trindade.
O campeonato terá o mesmo sistema de disputa do ano passado. Consequentemente as oito equipes serão divididas em dois grupos de quatro times, jogando em três turnos. Nos dois primeiros, as equipes enfrentam adversários do outro grupo. No terceiro turno, os duelos são dentro da própria chave.
Cada clube fará, portanto, 11 partidas. O sistema é de pontos corridos, e os dois primeiros colocados conquistarão acesso ao Goianão de 2020, enquanto os dois últimos colocados são rebaixados à Terceira Divisão de 2020.