Com um título e três acessos no currículo, o Atlético-GO vai iniciar a sua 19ª participação na Série B em sua história. Neste século, o Dragão consolidou-se como um dos participantes frequentes da segunda divisão, integrando em várias ocasiões a própria elite do Campeonato Brasileiro. Conheça a trajetória rubro-negra na competição.
Mais do Dragão
Mozart esboça time titular para a estreia do Atlético-GO na Série B
Confira a escala de arbitragem para o confronto perante o Sampaio
A participação inaugural do Atlético-GO na segunda divisão aconteceu em 1971, mas há um porém nesta história. A edição oficial da Série B naquele ano, a primeira da história, foi organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
No entanto, os clubes goianos se viram desprestigiados e decidiram criar o Torneio de Integração Nacional, uma liga equivalente contendo clubes como Goiás, Vila Nova, Anápolis, Fortaleza e Náutico.
Nesse campeonato, o Dragão se sagrou campeão perante a Ponte Preta, faturando a primeira taça do futebol goiano em âmbito nacional. Depois disso, a primeira participação “oficial” do Atlético-GO na Série B veio apenas em 1981.
As campanhas mais emblemáticas do Dragão, no entanto, aconteceram neste século, após queda para a Série C. Em 2009, terminou a Série B em 4º lugar e conquistou o acesso inédito para a Série A. O rubro-negro já tinha participado da elite antes, mas não através de um acesso.
O Atlético-GO voltou a disputar a Série B em 2013, e conquistou a taça inédita em 2016, em um campeonato que tinha também a presença do Vasco. A última vez em que o Dragão integrou a segunda divisão nacional foi em 2019, e agora retorna a ela em busca de mais um acesso e, quem sabe, outro título.