O Goiás, também conhecido como Esmeraldino ou Verdão da Serra, tem como uma de suas marcas ser um grande revelador de craques para o futebol brasileiro, principalmente atletas especialistas em marcar gols, ou seja, os atacantes artilheiros.
Esses craques de bola com faro de gol que fazem a torcida vibrar e cantar ao colocarem a bola no fundo das redes são heróis nunca esquecidos na história do clube esmeraldino. E nas últimas décadas são grandes responsáveis pelas campanhas do time nas principais competições, sendo respeitado além das fronteiras do estado e também pelas casas de apostas esportivas.
Não é incomum que os jogos do Goiás tenham o clube da capital como favorito e com boas chances de sair muitos gols. Afinal, desde que o clube começou a investir na formação de atletas, grandes nomes surgiram e significativos ganhos financeiros ocorreram. Dali saíram jogadores como Kleber, Richard, Reidner, Wallace, Túlio, Emerson, Dill, Fernandão, Toloi, Ritchely, Thiago Mendes, Welliton, Erick, Léo Sena e muitos outros craques que brilharam nos campos nacionais e no estrangeiro.
Focando no ataque, citaremos alguns dos jogadores mais importantes que passaram pela equipe do Goiás e balançaram as redes de forma constante.
Araújo
O pernambucano Clemerson de Araújo Soares, conhecido por Araújo, é o maior artilheiro da história do clube. Araújo chegou ao Goiás em 1997 e em seguida subiu para o profissional onde ficou até 2003, e nesse período marcou 136 gols. Depois Araújo foi para o Japão, Catar, Bulgária e voltou ao nosso país jogando por vários clubes nacionais.
Quando retornou ao clube esmeraldino em 2014, marcou ainda mais gols totalizando 145 gols pelo clube. Em seu currículo constam os títulos de pentacampeão goiano, campeão da Série B do Brasileirão, tricampeão da extinta Copa do Centro-Oeste, campeão da Copa Libertadores de 2013 pelo Atlético-MG e artilheiro do Campeonato Goiano de 2014.
Lincoln
Lincoln, um mineiro de Uberlândia, foi apelidado por sua cabeleira de o “Leão da Serra”, era um atacante canhoto que marcou 112 vezes com o manto do Goiás.
Foi o primeiro jogador a marcar um gol no Estádio Serra Dourada em 1975. Chegou a ser campeão goiano em 1972, 1975 e 1976.
Dill
O atacante Elpídio Barbosa Conceição, conhecido como Dill, foi revelado nas categorias de base do Goiás e se tornou profissional em 1994.
Em 2001 foi vendido ao clube francês Olympique de Marselha, mas poucos meses depois acabou sendo emprestado ao Servette da Suíça. Retornou posteriormente ao Brasil jogando pelo São Paulo, Botafogo, Flamengo e Bahia.
Acabou se tornando um verdadeiro ídolo para a torcida do Goiás que cantava nas arquibancadas “Dill, Dill, Dill, o artilheiro do Brasil”!
Paulo Baier
Um dos mais importantes ídolos do Goiás, o meia Paulo Baier chegou ao Goiás em 2004 como lateral-direito. Paulo Baier brilhou em campo fazendo 64 gols pelo clube. Chegou a jogar em vários clubes como o Atlético-MG, Botafogo, Vasco da Gama, América-MG, Palmeiras, Atlhetico-PR e outras forças do futebol brasileiro.
Túlio Maravilha
O conhecido Túlio Maravilha, revelado no Goiás, jogou de 1988 a 1992 no clube goiano onde fez 64 gols e chegou a ser o artilheiro do Brasileirão de 1989 com apenas 20 anos. Depois jogou por inúmeros clubes e pela Seleção Brasileira, sempre cumprindo sua missão de fazer gols.
Alex Dias
Revelado pelo clube esmeraldino, Alex Dias fez 59 gols jogando pelo Goiás. Depois de ser Tricampeão goiano foi vendido para o clube francês Saint-Étienne, jogou também no Paris Saint Germain e quando voltou ao Brasil jogou pelo Cruzeiro, São Paulo, Fluminense e Vasco da Gama entre outros clubes nacionais.
-> Jogador foca em permanência, mas admite sonho com Libertadores ou Sula
-> Promessa do Grêmio é contratada para base do Goiás!
Fernandão
Foi o Goiás que revelou um dos maiores craques e ídolo do Internacional de Porto Alegre, Fernandão. O atleta vestiu o manto do esmeraldino de 1996 a 2001 e depois em 2009 ao encerrar sua carreira. O atacante chegou ao Goiás com apenas 12 anos, se tornando profissional em 1995 e totalizando 54 gols pelo clube goiano. Fernandão faleceu em 2014 em um acidente de helicóptero.
Também poderíamos falar de outros excelentes atletas que chegaram a ser grandes artilheiros pelo “Verdão da Serra” como o mineiro Rafael Moura que esteve no clube por duas vezes. Apelidado de He-Man, Rafael Moura fez 47 gols pelo Goiás.
Não podemos esquecer de mencionar Marco Antônio, Aloísio, Rinaldo, Dimba, Souza e outros tantos jogadores que deram muitas alegrias a uma torcida apaixonada como a esmeraldina.