Confira dados e curiosidades dos times goianos na história da Copa do Brasil

1165
Anúncio
Foto: Internet / Reprodução

A 29ª edição da Copa do Brasil começa para os times goianos nesta quarta-feira, 15. O Anápolis recebe o Bragantino, no Jonas Duarte, e o Goiás enfrenta o Itabaiana, no interior do Sergipe. O Vila Nova estreia na quinta-feira, 16, contra o Fast, em Manaus. O Atlético, por ter sido campeão brasileiro da Série B, entra na competição nas oitavas de final.

Nas 28 edições anteriores da Copa do Brasil, o Estado de Goiás foi representado por 14 times diferentes. O Anápolis, que debuta o torneio neste ano, será o 16º clube goiano a participar da competição. O Luziânia já disputou o campeonato nacional, porém representando o Distrito Federal.

Veja mais informações do futebol goiano

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Goiás é o time goiano com mais participações na Copa do Brasil. A equipe da Serrinha já jogou o torneio 24 vezes. Em seguida vem o Vila Nova com 12 e o Atlético tem 10 participações. A Anapolina esteve em 4 edições. Goiânia, Goianésia e CRAC representaram o Estado duas vezes. Mineiros, Goiatuba, Aparecidense, Santa Helena, Itumbiara e Novo Horizonte jogaram o campeonato uma única vez cada.

A melhor campanha de um time goiano na Copa do Brasil foi do Goiás. Em 1990, o time alviverde foi vice-campeão da competição, perdendo a decisão para o Flamengo. A equipe da Serrinha ainda chegou na fase semifinal em 1989, 2003 e 2013. O Atlético esteve entre os quatro melhores em 2010.

Dados e recordes

Sem contar os jogos feitos pelo Luziânia, os times goianos realizaram 246 partidas pela Copa do Brasil, com 98 vitórias, 57 empates e 91 derrotas. Foram 367 gols pró e 340 contra. Os maiores artilheiros do Estado na competição são Araújo, com 14 gols (todos marcados pelo Goiás). Túlio, com 11 (10 pelo Goiás e 1 pelo Vila Nova), e Juninho, com 8 (todos pelo Atlético).

O ex-goleiro Harlei é o jogador que mais atuou por times goianos na Copa do Brasil. Ele soma 64 partidas (60 pelo Goiás e 4 pelo Vila Nova). Em seguida vem o goleiro Márcio, com 40 jogos (todos pelo Atlético). Araújo, com 36, Ernando, com 34 e Josué, com 32, fecham o top 5. Os três atuaram no torneio pelo clube esmeraldino.

* Fonte de pesquisa: www.futeboldegoyaz.com.br
anúncio

Comments are closed.