Épico. Assim pode ser definido o triunfo do Clube Jaó/Universo na noite deste sábado. No primeiro jogo da semifinal da Superliga B, o time goiano conseguiu uma virada incrível sobre o Apan/Blumenau. A vitória por 3 sets a 2, teve parciais: 18-25, 26-28, 25-20, 25-21, 15-12.
A segunda partida será no dia 7, sexta-feira, às 20h30, no Ginásio do Colégio Santo Agostinho, em Goiânia. Nova vitória do Jaó vai garantir a classificação do time auriazul para a decisão do nacional. O Blumenau precisa do resultado positivo para forçar o terceiro jogo, que, se necessário, será disputado em Goiânia, no domingo, dia 9.
O confronto
Empurrado pela torcida, que lotou o Ginásio Barão do Rio Branco, o Blumenau começou a mil por hora. Com uma ótima sequência de saques, os mandantes minaram a defesa goiana e não deram chances para Fabiano acelerar as jogadas. Com tranquilidade, fecharam a parcial em 18-25.
O segundo set foi muito parelho. Após abrir 15-10, o Jaó permitiu a igualdade catarinense em 19-19. Após um bloqueio de Lucão, a equipe goiana teve a bola do set: 24-23. Porém, o Blumenau evitou (também outras duas oportunidades) e conseguiu a virada, fechando em 28-26.
A partir do terceiro set, os atletas experientes do clube goiano fizeram a diferença. Fabiano, Lucão e Vivalde, campeões da Superliga B 2013 (pelo MonteCristo), chamaram a responsabilidade e levaram o time à vitória por 25-20. O último ponto foi de Alan, que aproveitou bola de cheque.
O Blumenau dominava o placar no quarto set. Isso até o Jaó buscar o empate em 18 pontos. A partir daí, Fabiano voltou a fazer “mágica”, com saques táticos e escolhas precisas na distribuição de jogadas. Além disso, Vivalde foi ganhando moral e, com ataques potentes, fez estrago. No saque para fora dos adversários, os goianos fizeram 25-21.
5º set
A força psicológica do Clube Jaó/Universo, mais uma vez, fez a diferença em um jogo da Superliga. Após sair perdendo por 3-1, com bloqueios de Renan, Alan e Renan (do time goiano) garantiram a virada. A partida ficou muito tensa e Lucão, com ataques precisos, abriu vantagem. Foi então que a dupla Fabiano/Vivalde voltou a brilhar.
O levantador acionou constantemente o camisa 8, que foi impecável, transformando todas as jogadas em pontos. Além disso, o capitão (Fabiano) conseguiu uma sequência de quatro bons saques: 13-8. Apesar da reação do Blumenau, que chegou aos 12 pontos, a comemoração foi goiana. Renan caprichou na largadinha e definiu: 15-12.
Uma vitória para dar (ainda mais) moral para o Clube Jaó/Universo, que conquista seu nono triunfo consecutivo.