A Aparecidense está fora da Série D 2018. Mesmo jogando em casa, no Aníbal Batista de Toledo, o clube goiano foi eliminado na noite deste domingo, ao perder para o Novo/MS por 3 x 2. Alex Henrique fez os gols do Camaleão, em jogo marcado por polêmica, com árbitro voltando atrás após marcar pênalti e com Nonato desperdiçando outra penalidade.
Com a derrota, os goianos terminaram o grupo A-11 com 8 pontos, em terceiro lugar. Os classificados foram o Sinop/MT, com 11, e o Novoperário/MS, com 10.
Nonato, foi você?
O primeiro tempo teve boas oportunidades dos dois lados. Enquanto os visitantes contavam com avanços do lateral Paulo Henrique e finalizações do meia João Lucas, a Aparecidense tentava em chutes de fora da área de Washington e investidas pelas pontas.
Em um lance pela direita, Aleílson arrancou até a área e acabou empurrado. Na cobrança do pênalti, aos 29, Nonato, com paradinha, chutou no canto direito e carimbou a trave. O artilheiro teve uma chance ainda mais clara aos 44, mas o desfecho foi ainda mais inacreditável. Alex Henrique invadiu a área pela direita, tocou por cima na saída do goleiro achando Nonato, livre na risca da pequena área, e o atacante finalizou sobre o travessão.
Gols e polêmica
O segundo tempo seguiu o panorama do primeiro, com os dois mostrando velocidade, atacando pelas pontas. O lance mais polêmico do duelo aconteceu aos 8 minutos, quando Rafael Cruz levantou bola da direita e Nonato, na área, cabeceou, acertando o braço do zagueiro Jefferson e Edmar Campos indicou o pênalti. Após muitas reclamações da equipe alviverde e quase 5 minutos de paralisação, o quarto árbitro Roberto Giovanny, que é goiano, chamou o juiz e disse que houve empurrão do atacante no defensor, antes da penalidade. O árbitro amazonense voltou atrás e cancelou a penalidade.
O Camaleão sentiu muito no aspecto psicológico e acabou vendo o Novo abrir dois gols de vantagem pouco depois, em dois passes rápidos para a área. Aos 17, o volante Luizinho bateu por cima de Pedro Henrique e aos 21 foi a vez de Emerson, que escapou do goleiro goiano e chutou rasteiro.
O meia Alex Henrique, aos 25, fez belo gol de falta, mandando no ângulo: 2 x 1. No entanto, cinco minuto mais tarde, o atacante Naldinho, que acabara de entrar, arrancou pela direita e chutou forte, cruzado, ampliando: 3 x 1.
No desespero, a Aparecidense se lançou toda ao ataque. Até diminuiu aos 44, após Gilvan cruzar da esquerda e Alex Henrique cabecear para o fundo das redes: 3 x 2. O time goiano lutou muito em busca da igualdade, que garantiria a classificação, já que, naquela altura, o Sinop tinha conseguido virar sobre o Ceilândia. Aos 51, no entanto, foi confirmado o revés e o adeus do Camaleão.