O Vila Nova venceu o Anápolis por 2 a 0, nesta quinta-feira (12), no jogo de ida das quartas de final do Goianão. A partida, disputada no Jonas Duarte e foi marcada pela superioridade do Tigrão em campo. O Colorado abriu o placar aos 29 minutos da primeira etapa, com João Vieira o mesmo, no segundo tempo, aos 25, decretou a vitória vilanovense.
Mais do Goianão
Confira a tabela de classificação, resultados e artilharia do Goianão 2026
Reveja como foi a transmissão da partida

O resultado deixa o Tigrão em vantagem para a segunda partida. Poderá perder por até um gol de diferença que estará classificado. A equipe soma mais três pontos e chega a 21 pontos, assumindo a primeira colocação geral, passando o rival Goiás no número de vitórias.
Já o Galo precisa vencer por dois gols de diferença e tentar a vaga nos pênaltis, ou por três ou mais gols e classificar de forma direta. O jogo da volta acontece na segunda-feira (16), às 19h30, a princípio no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA).
Como foi Anápolis x Vila Nova?

O jogo começou truncado, com muitas faltas e poucas chances para as duas equipes. A primeira oportunidade de gol surgiu aos 21 minutos, quando Emerson Urso cruzou para a área, a defesa do Galo afastou parcialmente, e a bola sobrou para André Luís, que finalizou, mas a zaga do time da casa conseguiu cortar.
Aos 25, em uma dividida entre Marquinhos Gabriel e Igor Souza, a bola bateu na mão do zagueiro tricolor. Após análise do VAR, a penalidade foi marcada, e João Vieira converteu, abrindo o placar para o Colorado aos 29 minutos; 1×0.
Depois do gol, o Anápolis tentou explorar os lançamentos na área e os contra-ataques. A melhor oportunidade da equipe mandante veio aos 48, quando Rafael Costa finalizou de perna esquerda, de fora da área, e a bola passou pelo canto esquerdo do goleiro Airton. Sem novas chances, o primeiro tempo terminou com a vitória parcial do Tigre por 1 a 0.

Segundo tempo
O Galo voltou melhor na etapa final e partiu para cima da equipe colorada. Aos 10 minutos, Matheus Lagoa dominou a bola no peito na entrada da pequena área e finalizou no canto direito do gol adversário.
O time da casa continuou tentando levar perigo, mas foi o Vila Nova quem balançou as redes. Willian Formiga cruzou para André Luís, que, de dentro da pequena área, rolou a bola para João Vieira, que ficou de frente para o gol, finalizou de perna direita e ampliou a vantagem do Tigrão: 2 a 0.
No fim da partida, o Anápolis passou a trabalhar a posse de bola, enquanto o Vila Nova tentou aproveitar os contra-ataques. Aos 43 minutos, a equipe chegou com perigo em finalização de Rafa Silva, que chutou raspando a trave. A partida terminou com vitória colorada por 2 a 0.

