No próximo domingo (5), às 10h30, o Goiânia recebe o Atlético-GO no Estádio Olímpico, pela 8ª rodada do Goianão de 2023. Para o público mais jovem, o duelo pode não parecer grandes coisas. No entanto, o Clássico Vovô é o mais tradicional do estado, envolvendo as duas equipes mais antigas da Capital que ainda seguem em atividade.
Mais do futebol goiano
CLIQUE AQUI E ASSINE A DAZN PARA ASSISTIR AOS JOGOS DE ATLÉTICO, GOIÁS E VILA!
Em 2 de abril de 1937, nasceu o Atlético Goianiense. Em 27 de maio de 1938, foi fundado o Goiânia. Pioneiros no futebol goiano naquela época, naturalmente surgiu a rivalidade entre as equipes, com o Galo Carijó tendo mais torcedores da elite, enquanto o Dragão contava com o apoio dos moradores do que hoje compõe o bairro de Campinas.
A primeira decisão do Campeonato Goiano, em 1944, aconteceu justamente entre Atlético-GO e Goiânia, com o Dragão sagrando-se campeão invicto. Os times se encontraram em 13 finais estaduais ao longo da história, o equivalente a 16,4% do total.
Nas decisões de Goianão, o Atlético-GO se sobressaiu oito vezes, contra cinco do Goiânia. No apanhado geral de títulos do Campeonato Goiano, o Dragão soma 16 conquistas, contra 14 do Galo Carijó.
O retrospecto do clássico
No histórico do confronto, os rivais do Clássico Vovô já se enfrentaram em 183 oportunidades, de acordo com o Futebol de Goyaz: 65 vitórias do Atlético-GO, 59 do Goiânia e 59 empates. As ocasiões mais recentes em que os clubes mediram forças entre si foram pelo Goianão de 2020, quando o Dragão venceu o Galo por 5×0 e 1×0.
Além disso, as equipes já travaram embates pelas Séries B e C, Divisão de Acesso do Goianão, Copa Goiânia, Copa Leonino Caiado, Copa Brasil Central, Torneio Centro-Oeste e Taça Cidade de Goiânia. Curiosamente, apesar da vantagem rubro-negra no geral, o Dragão jamais superou o Galo em Brasileiros: são duas vitórias alvinegras e seis empates.