O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou nesta quarta-feira (8), durante sorteio dos jogos da primeira fase da Copa do Brasil, que a entidade vai exigir que todos os clubes que disputam as quatro divisões masculinas (Séries A, B, C e D) tenham também futebol feminino. O prazo para adequação irá até 2027.
“Em 2027, todos os clubes das quatro divisões masculinas terão que ter equipes femininas para poder disputar o Campeonato Brasileiro”, disse o cartola.
Mais do futebol goiano
No Goianão, Inhumas se complica após derrota
Atualmente, apenas clubes da Série A são obrigados a manter um time próprio feminino ou em parceria. O Goiás, por exemplo, tem o Aliança como parceiro. No ano passado, as esmeraldinas foram rebaixadas para o Brasileiro A3.
O Atlético-GO também disputou o nacional da terceira divisão em 2022, assim como o Vila Nova, que garantiu acesso à Série A2.
Hoje, além do trio da capital, o estado tem Aparecidense na Série C e três representantes na Série D, que se revezam a partir da conquista de vagas via estadual. Em 2023, Anápolis, Crac e Iporá serão os goianos.