A CBF divulgou nesta segunda-feira (26) o novo critério de classificação para a Copa do Brasil em 2024. A entidade acabou com as vagas dadas aos clubes pelo ranking nacional e agora, somente as vagas destinadas as federações, pelos campeonatos estaduais, serão válidos. Ainda permanecem as vagas dos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e os times da Libertadores, direto na terceira fase da competição.
Mais do futebol goiano:
Dudu acerta com o Fortaleza
Técnico do CRAC comemora resultado em amistoso
Lucas Gazal tenta ser titular em 2023
CBF acaba com o Brasileiro de Aspirantes
Com a nova regra, o estado de Goiás passa a ter somente três vagas para a competição nacional. Em algumas edições o futebol goiano contou com quatro times. Para 2024, o campeão goiano e o vice devem ter vagas garantidas segundo a CBF, a terceira fica por escolha de cada federação o critério. Ou seja, a FGF poderá decidir quem deverá herdar a terceira vaga, mas a tendência é que seja o terceiro colocado do estadual.
A nova distribuição de vagas deu seis vagas para Rio de Janeiro e São Paulo. Cinco vagas para Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Três vagas para Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão. Os demais estados brasileiros pegam apenas duas vagas. O torneio terá 92 equipes, as regras de disputa seguem o mesmo.
Confira as regras de classificação: